XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FRONTEIRAS E FLUXOS: MOVIMENTO E IMAGEM NOS FILMES DE KARIM AINOUZ Autor: MARCELA FERREIRA CORREIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28352
Catalogação: 07/12/2016 Liberação: 27/12/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28352
Resumo:
Título: FRONTEIRAS E FLUXOS: MOVIMENTO E IMAGEM NOS FILMES DE KARIM AINOUZ Autor: MARCELA FERREIRA CORREIA
Nº do Conteudo: 28352
Catalogação: 07/12/2016 Liberação: 27/12/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28352&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28352
Resumo:
O estudo das obras do cineasta e artista visual brasileiro Karim Ainouz
enfoca uma tendência cinematográfica atual que substitui a mise-en-scène clássica
por um fluxo das ações cotidianas e efêmeras que se apresenta diante da câmera.
Tal tendência estética funde ficção e documentário, explorando a imagem e o som
através de suas qualidades intrínsecas, próxima da abordagem das artes visuais.
Karim Ainouz traz às telas um cinema que flerta com as artes visuais e entender
esses trânsito é fundamental para a compreensão de sua obra. Seus filmes
abordam questões como sentir-se estrangeiro, a relação entre o indivíduo e o lugar
onde ele habita e a memória. Sua obra é, acima de tudo, sobre cruzar fronteiras,
sejam elas geográficas (seus personagens são, com frequência, viajantes), de
circuito de exibição (imagens cinematográficas que poderiam se encaixar em uma
exposição numa galeria de arte), narrativas (ficção que se une com documentário
em uma mesma obra) ou estéticas (imagens contemporâneas feitas com materiais
obsoletos). Entre seus longa-metragens, curta-metragens e uma video instalação, é
possível analisar não somente os temas matrizes do seu trabalho, como também o
lugar da imagem em movimento hoje em dia e a situação do cinema
contemporâneo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |