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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PROJETOS DE DESIGN NA HABILITAÇÃO EM MÍDIA DIGITAL DA PUC-RIO: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FUNDAMENTADOS NOS CONCEITOS DE SÍNTESE PROJETUAL, LINGUAGEM DA FORMA E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO Autor: AXEL HERMANN SANDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE SPITZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27405
Catalogação: 19/09/2016 Liberação: 06/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27405&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27405&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27405
Resumo:
Título: PROJETOS DE DESIGN NA HABILITAÇÃO EM MÍDIA DIGITAL DA PUC-RIO: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FUNDAMENTADOS NOS CONCEITOS DE SÍNTESE PROJETUAL, LINGUAGEM DA FORMA E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO Autor: AXEL HERMANN SANDE
Nº do Conteudo: 27405
Catalogação: 19/09/2016 Liberação: 06/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27405&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27405&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27405
Resumo:
Desde o final dos anos 1980, inúmeras áreas de atuação do design passaram
a ser viabilizadas através das tecnologias computacionais. Novos ambientes acadêmicos
dedicados às mídias digitais estão sendo concebidos e, por suas particularidades,
adotam enfoques ainda não consolidados no campo de conhecimento do
design. No caso da habilitação em Mídia Digital da PUC-Rio (Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro), implementada em 2007 no curso de graduação
em Design, seu corpo docente ainda não conta com professores graduados em design
de mídia digital, já que os primeiros profissionais formados nesta habilitação
graduaram-se recentemente. Isso faz com que a habilitação seja estruturada por
meio de diferentes áreas do saber e possibilita diferentes expectativas quanto aos
resultados a alcançar nos projetos para mídias digitais. Quando confrontadas, estas
diferenças de expectativa ora priorizam os aspectos formais do projeto, ora privilegiam
as possíveis experiências daqueles que venham a utilizar os dispositivos
projetados. A presente tese investiga os critérios utilizados para a avaliação acadêmica
de projetos, tendo como universo de pesquisa os trabalhos de conclusão de
curso desenvolvidos pelos alunos da habilitação em Mídia Digital. Como objetivos
da pesquisa estão o destaque e a análise de tais critérios de avaliação acadêmica de
projetos de design com base nos conceitos de síntese projetual, linguagem da forma
e experiência do usuário.