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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FIGURAS DA INVASÃO: REFLEXÕES SOBRE O INCÔMODO CLASSISTA NA CIDADE Autor: TOMAS DUQUE ESTRADA ROSATI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENATO CORDEIRO GOMES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22153
Catalogação: 16/10/2013 Liberação: 16/10/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22153&idi=1
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22153&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22153
Resumo:
Título: FIGURAS DA INVASÃO: REFLEXÕES SOBRE O INCÔMODO CLASSISTA NA CIDADE Autor: TOMAS DUQUE ESTRADA ROSATI
Nº do Conteudo: 22153
Catalogação: 16/10/2013 Liberação: 16/10/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22153&idi=1
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22153&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22153
Resumo:
O presente projeto propõe uma reflexão sobre o incômodo classista na cidade
através de um diálogo entre a Buenos Aires da década de 40 e a São Paulo da década
de 90. A ideia é investigar vínculos entre literatura e experiência urbana a partir da
sugestão de duas ficções que tematizam relações problemáticas com a alteridade:
Casa Tomada (1946), de Julio Cortázar, e O importado vermelho de Noé (1999), de
André SantAnna; ambas entendidas como estetizações do estranhamento entre as
elites e as massas na metrópole latino-americana. Parte-se da hipótese de que cada
conto pode ser lido como lugar teórico para se pensar os paradigmas moderno e pósmoderno.
Tendo como fio condutor a figura da invasão, o diálogo entre eles identifica
nexos de correspondência que permitem enxergá-los como capítulos de uma possível
narrativa da cidade. Dessa forma, as configurações urbanas particulares e os
contextos culturais específicos passam a ser vistos como indissociavelmente
relacionados. Valendo-se de conceitos ligados à tradição marxista, como fetichismo
da mercadoria, materialismo cultural e produção do espaço, o trabalho busca uma
articulação dialética entre regimes de acumulação do capital, práticas de distinção
social e fenômenos de segregação espacial. Por meio desse recorte, é esboçado um
modelo de compreensão das transformações culturais e epistemológicas interessado
nos vínculos entre a experiência da modernidade e a lógica do modo de produção
capitalista.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |