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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESCOLA E NATUREZA: O OLHAR DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DAS PEDRAS: VARGEM GRANDE – TERESÓPOLIS (RJ) Autor: MARIANA PEREIRA LIMA COUTO ROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
LEA VELOCINA VARGAS TIRIBA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21852
Catalogação: 09/08/2013 Liberação: 09/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21852&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21852&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21852
Resumo:
Título: ESCOLA E NATUREZA: O OLHAR DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE DAS PEDRAS: VARGEM GRANDE – TERESÓPOLIS (RJ) Autor: MARIANA PEREIRA LIMA COUTO ROSA
LEA VELOCINA VARGAS TIRIBA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21852
Catalogação: 09/08/2013 Liberação: 09/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21852&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21852&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21852
Resumo:
Baseada no compromisso com a qualidade de vida das crianças em suas
relações com a natureza e nos desafios de uma educação ambiental que seja
assegurada como mais um direito humano, no sentido de garantir uma relação
ampla dos seres humanos com e enquanto natureza, e mais que isso, de resgatar o
direito da própria vida se manter, esta pesquisa focou as relações das crianças da
Comunidade das Pedras (Teresópolis-RJ) entre si e na/com a natureza, tanto em
sua comunidade e convívio familiar quanto dentro da escola, buscando
compreender as atividades propostas que se dedicam a um convívio com o
ambiente natural e sua importância curricular. Dessa forma, o objetivo da pesquisa
foi, por um lado, compreender, no contexto de uma comunidade rural, como as
crianças do campo, que já têm, fora da escola, algum convívio garantido com a
natureza, compreendem essa relação, e, por outro, como a escola reconhece e
trabalha a partir desta realidade local.
A pesquisa se fundamentou teoricamente a partir, principalmente, da
articulação de três eixos de referência: o conceito de três ecologias de Félix
Guattari e sua influência na discussão atual sobre educação ambiental; a
sociologia das ausências e das emergências de Boaventura Sousa Santos; e a
defesa do direito à vida e de um meio ambiente saudável na perspectiva da
educação em direitos humanos.
A partir de uma inspiração etnográfica, a pesquisa se deu de forma
imersiva no contexto de uma comunidade rural, entendendo, que, apesar da
natureza abundante, a relação dicotômica entre cultura e natureza que construímos
a partir da civilização ocidental vem contribuindo para o fortalecimento de uma
cultura antropocêntrica que separa os humanos de seu entorno, isolando-os das
outras espécies e cultivando atitudes destrutivas em relação a tudo que vive.
Apesar da maior inserção da temática ambiental na escola através da
educação ambiental e de sua importância anunciada pelos professores, a
incorporação desta temática às práticas pedagógicas ainda é frágil, apontando o
caráter monocultural da escola e a necessidade de repensar a importância da
natureza para o desenvolvimento integral das crianças.