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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: COÉ, CHEGAÍ: PESQUISANDO A DINÂMICA DA FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ADOLESCENTES EM NARRATIVAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO Autor: DAYSE MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS TAVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LILIANA CABRAL BASTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21051
Catalogação: 28/01/2013 Liberação: 28/01/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21051
Resumo:
Título: COÉ, CHEGAÍ: PESQUISANDO A DINÂMICA DA FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ADOLESCENTES EM NARRATIVAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO Autor: DAYSE MARIA OLIVEIRA DOS SANTOS TAVEIRA
Nº do Conteudo: 21051
Catalogação: 28/01/2013 Liberação: 28/01/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21051&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21051
Resumo:
Esta pesquisa põe seu foco principal na dinâmica de inclusão e exclusão em
grupos de adolescentes no contexto escolar. Os grupos são construídos como
pequenos agrupamentos de amigos cuja estrutura tem um caráter fluido e dinâmico e
que se relacionam entre si, formando tramas ou redes de relacionamentos. Nessa
dinâmica, o adolescente precisa se encaixar e ser aceito, o que nem sempre ocorre
com êxito, pois o grupo que funciona como elemento agregador, também é aquele
que pode promover a exclusão. Nesse sentido, a pesquisa busca ouvir os adolescentes
sobre a dinâmica da formação desses agrupamentos, assim como sobre questões
relacionadas aos processos de inclusão e exclusão. Trata-se de um estudo de cunho
etnográfico que procura aliar a perspectiva sócio-histórica de construção de
identidades, na qual as mesmas são construídas dentro de um contexto social, cultural
e histórico, a uma abordagem microanalítica com enfoque na análise de narrativas em
interação. Para a análise de narrativas, a pesquisa utiliza categorias labovianas de
forma flexível, em especial a de avaliação. É observada a performance
narrativa/identitária, com foco na avaliação, e tal análise se faz com base no método
de análise de posicionamentos, o qual permite observar como os indivíduos se
posicionam em relação às suas identidades e às identidades de seus interlocutores. A
pesquisa, enfim, dimensiona a comunidade aqui estudada como microcosmo que
possibilita uma perspectiva local e cria inteligibilidade sobre questões ligadas à
cultura adolescente, mormente sobre os processos de inclusão e exclusão que se dão
na dinâmica de formação de grupos de adolescentes na escola.