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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PERCORRENDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM COM MAPAS MENTAIS: DOIS CASOS DE APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Autor: LUCIANA AZEVEDO CAMARA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20655
Catalogação: 05/11/2012 Liberação: 05/11/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20655&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20655&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20655
Resumo:
Título: PERCORRENDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM COM MAPAS MENTAIS: DOIS CASOS DE APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Autor: LUCIANA AZEVEDO CAMARA
Nº do Conteudo: 20655
Catalogação: 05/11/2012 Liberação: 05/11/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20655&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20655&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20655
Resumo:
A dissertação Percorrendo espaços de aprendizagem com mapas mentais:
dois casos de aprendizes de inglês como língua estrangeira objetiva analisar os
efeitos, em termos de aprendizagem, da inserção de mapas mentais no contexto do
ensino de inglês como língua estrangeira em aulas individuais. A partir das
opiniões expressas pelos aprendizes por meio de questionário, journals e
entrevista, procuramos identificar a relevância e utilidade, para seus processos de
aprendizagem, percebidas nos mapas por eles. Para tal, organizamos o discurso
dos participantes em macro-blocos temáticos que observam a forma como eles
concebem sua aprendizagem, as suas próprias práticas com mapas mentais e
também, as da professora. Os aprendizes demonstram estar conscientes do valor
de um ensino fomentador de autonomia e ambos enxergam os mapas mentais
como uma ferramenta de ensino e uma estratégia de aprendizagem, com
considerável potencial de auxílio à criação de um ensino mais personalizado e
atento às suas características individuais de aprendizagem. A pesquisa traz
contribuições para um universo já bastante explorado, isto é, o ensino e
aprendizagem de língua estrangeira, porém com o intuito de estimular inovações
metodológicas aliadas a uma postura crítica.