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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REPRESENTAÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: ANÁLISE DOS DISCURSOS DE PRODUTORES E USUÁRIOS COM BASE NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL Autor: RENATO CAIXETA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20597
Catalogação: 22/10/2012 Liberação: 22/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20597&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20597&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20597
Resumo:
Título: REPRESENTAÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: ANÁLISE DOS DISCURSOS DE PRODUTORES E USUÁRIOS COM BASE NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL Autor: RENATO CAIXETA DA SILVA
Nº do Conteudo: 20597
Catalogação: 22/10/2012 Liberação: 22/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20597&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20597&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20597
Resumo:
Esta tese tem como tópico de pesquisa as representações acerca de livros
didáticos de inglês construídas na sociedade por seus produtores (autores e
editores) e por seus usuários (professores e alunos). A Linguística Sistêmico-
Funcional e conhecimentos sobre representações produzidos nas áreas de Estudos
Culturais e Psicologia Social constituem os fundamentos teóricos deste estudo,
pautando-se por uma visão de construção social da realidade. Mais
especificamente, servem como guia de análise uma proposta de análise semânticodiscursiva
e a Gramática do Design Visual, ambas de base sistêmico-funcional.
Assim, com base nas teorias consideradas, esta tese leva em conta que o livro
didático de inglês é um gênero discursivo presente na cultura educacional
brasileira e que carrega em si outros gêneros; e também que ele é um objeto de
representação dada sua relevância na sociedade em termos políticos, econômicos,
culturais e pedagógicos. Este estudo apresenta, então, análise do discurso de
produtores de livros didáticos de inglês, considerando gêneros discursivos
produzidos por autores e ou editores sobre cinco coleções didáticas distintas
(anúncios de catálogos, quartas capas, e apresentações em manuais do professor)
bem como análise do discurso de usuários considerando entrevistas com 12
professores usuários de volumes dessas coleções, e 116 questionários com alunos
destes docentes sobre o livro utilizado. Estes livros são usados em cinco
estabelecimentos de ensino diferentes localizados em Belo Horizonte e no Rio de
Janeiro. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracteriza-se pela multiplicidade, e
seu caráter construtivista está presente na explicitação das representações através
da análise do uso cotidiano da linguagem, nomeando-as e sistematizando-as a
partir de elementos verbais e não verbais presentes e recorrentes no corpus. Esta
em si é uma das contribuições deste estudo. As análises indicam que produtores e
usuários, em geral, representam o livro didático de inglês como fonte, agente, curso e atração, sendo pouco recorrentes as representações do livro didático como
facilitador e guia no discurso dos produtores. Já a análise do discurso dos usuários
evidencia que os docentes ainda representam o livro de inglês como organizador,
suporte, mercadoria, possibilidade, e curso. Diferentemente dos produtores, os
usuários (professores e alunos) veem o livro didático como facilitador e como
guia de maneira mais recorrente. O estudo mostra que os mesmos recursos de
significação, ou semelhantes, contribuem para a construção das representações na
e pela linguagem, e que as representações também estão relacionadas entre si. Os
recursos de significação que contribuem para a construção das representações são
de cunho ideacional, interpessoal e textual, não estando estas, então, limitadas ao
aspecto ideacional da linguagem. Além de evidenciar as representações, este
estudo ainda sugere que essas representações regulam as práticas sociais de
produtores e usuários de livros didáticos. Outras contribuições desta tese podem
ser a aplicação dos conhecimentos aqui produzidos em cursos de formação de
professores, a promoção de conscientização sobre o discurso a respeito do livro
didático em momentos de seleção e avaliação do material, e constituindo-se como
um ponto de partida para investigações futuras.