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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONJUNTO COM OS PROFESSORES NO PROCESSO DE RECONTEXTUALIZAÇÃO DA POLÍTICA OFICIAL NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Autor: VANIA FINHOLDT ANGELO LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19628
Catalogação: 12/06/2012 Liberação: 12/06/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19628&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19628&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19628
Resumo:
Título: A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONJUNTO COM OS PROFESSORES NO PROCESSO DE RECONTEXTUALIZAÇÃO DA POLÍTICA OFICIAL NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Autor: VANIA FINHOLDT ANGELO LEITE
Nº do Conteudo: 19628
Catalogação: 12/06/2012 Liberação: 12/06/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19628&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19628&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19628
Resumo:
Esta pesquisa se insere na discussão das reformas educativas e nas
reformulações da política educativa que vêm ocorrendo em diferentes países e no
Brasil. O trabalho pretende contribuir para essa discussão, ao analisar a atuação da
coordenadora com as professoras, no processo de recontextualização da política
oficial de Língua Portuguesa do primeiro ano, em uma escola da Rede Municipal de
Ensino Fundamental, na cidade do Rio de Janeiro, partindo do princípio de que
coordenadora e as professoras são coprodutoras e intérpretes criativas do texto das
políticas educativas. A pesquisa tem a seguinte questão: de que forma o
coordenador pedagógico comprometido com um projeto pedagógico, em torno do
qual empreende suas ações, em conjunto com os professores,pode equilibrar a
política oficial (proposta externa) com o projeto da escola (proposta interna). Para
fundamentar a análise do processo de implementação da política curricular, utilizo
o Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball e colaboradores (Ball et al., 1992) e
a teoria de Basil Bernstein (1996), no que se refere ao Modelo do Discurso
Pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou os seguintes
instrumentos: observação das reuniões de Centros de Estudos, Conselhos de
Classe e aulas do primeiro ano; entrevistas com a coordenadora, as professoras do primeiro ano
e a da sala de leitura; análise documental das Orientações Curriculares e
Cadernos de Apoio Pedagógico do primeiro ano. O estudo evidencia que, no processo de
implementação da política curricular de Língua Portuguesa no primeiro ano, a
coordenadora buscou assegurar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos,
desenvolvendo os projetos de leitura (proposta interna), juntamente com as
professoras, ao mesmo tempo, em que cumpria as determinações da SME (proposta externa), em relação à meta e ao o quê ensinar (conteúdos de alfabetização em Língua Portuguesa). A coordenadora defende e orienta as
professoras a direcionarem o trabalho para uma prática de sala de aula com
características do modelo de competência, no que se refere ao como ensinar. Esse
equilíbrio, entre a proposta pedagógica da escola e a proposta da SME, resulta em
um modelo pedagógico misto nos seguintes aspectos: a) em relação ao modelo de
competência: a coordenadora defende que as professoras façam intervenções de
acordo com a lógica do adquirente, seguindo seu nível de ritmo; b) em relação ao
modelo de desempenho: a coordenadora segue as Orientações Curriculares no
que se refere ao o quê ensinar no primeiro ano e aos critérios bem definidos para avaliar
os alunos.