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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: GESTÃO DA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE Autor: MARISA DE ALMEIDA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CYNTHIA PAES DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18524
Catalogação: 19/10/2011 Liberação: 19/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18524
Resumo:
Título: GESTÃO DA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE Autor: MARISA DE ALMEIDA RODRIGUES
Nº do Conteudo: 18524
Catalogação: 19/10/2011 Liberação: 19/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18524&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18524
Resumo:
O estudo sobre as práticas docentes em sala de aula e a dinâmica da relação
professor/aluno tem sido de fundamental importância para uma melhor
compreensão do que acontece na escola. Diversas pesquisas têm mostrado o
impacto de tais práticas nos resultados das avaliações padronizadas nas escolas.
Esta dissertação se insere na investigação do SOCED/PUC-Rio – Contextos
Institucionais e a Construção da Qualidade de Ensino na Educação Básica e
investiga as práticas docentes de uma escola municipal do Rio de Janeiro com
resultados na Prova Brasil acima da média da rede. Foram analisados dados de um
survey realizado com professores, alunos e pais do 9º ano e respostas dos docentes
do 2º segmento do ensino fundamental a um questionário sobre suas práticas
docentes em sala de aula. Além disso, foi realizada a observação de aulas e
entrevistados sete professores. Os resultados mostraram a relevância do
estabelecimento de consensos coletivos sobre as regras disciplinares e das rotinas
de verificação de tarefas de casa. Verificou-se que tais práticas de gestão de sala
de aula como um ambiente propício à aprendizagem são mais frequentes e
consolidadas no grupo de professores com mais experiência e há mais tempo na
escola, que contam também com considerável apoio da direção da escola. Estes
professores são também os que mais investem na relação com suas turmas,
procurando envolver a maioria dos alunos na gestão do processo de ensinoaprendizagem
e na manutenção das regras coletivas de convivência e disciplina,
mobilizando assim mecanismos facilitadores da aprendizagem.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |