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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RJ: RELAÇÕES COM OS INDICADORES DE QUALIDADE 2005 E 2007 Autor: ADAILDA GOMES DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16408
Catalogação: 01/10/2010 Liberação: 01/10/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16408&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16408&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16408
Resumo:
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RJ: RELAÇÕES COM OS INDICADORES DE QUALIDADE 2005 E 2007 Autor: ADAILDA GOMES DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 16408
Catalogação: 01/10/2010 Liberação: 01/10/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16408&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16408&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16408
Resumo:
A questão da melhoria da qualidade da educação é tema de longa dada no
cenário político educacional. Desde muito a literatura especializada discute os
entraves para os progressos nessa área, bem como igualmente gestores políticos
têm implementado um conjunto de políticas educacionais que se propõem a
oferecer condições e possibilidades de equalização das oportunidades de acesso à
educação de qualidade em todas as instâncias de ensino. O desafio que se coloca,
então, para os pesquisadores é compreender as interações que aí se estabelecem
entre as políticas públicas educacionais e os indicadores educacionais e de que
forma estas políticas contribuem para o aprimoramento da qualidade da educação
brasileira. Nesse contexto, o presente estudo investiga a relação entre as políticas
públicas educacionais e os indicadores de qualidade do Ensino Fundamental nos
municípios do estado do Rio de Janeiro no período de 2005 a 2007. Inicialmente,
o estudo apresenta a caracterização sociodemográfica dos municípios fluminenses,
considerando três indicadores sociais - Índice de Desenvolvimento Humano
Municipal (IDH-M), Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) e Coeficiente de
Gini -, permitindo a contextualização e maior compreensão da qualidade da
educação aí ofertada. Em veio complementar, examina-se a evolução de três
indicadores de qualidade educacional - taxa de aprovação, desempenho escolar e
IDEB – das redes pública, municipal e estadual dos municípios fluminenses. Em
seguida, apresenta-se o mapeamento da situação educacional dos municípios
fluminenses, a partir da análise do Plano de Ações Articuladas (PAR), destacando
as demandas municipais em diferentes áreas educacionais. Por fim, o trabalho
aborda, procedendo a uma análise multivariada, ajustando um modelo de
regressão linear, como as diferenças nas médias de desempenho em Matemática
para o quinto ano do Ensino Fundamental podem ser explicadas pelas políticas
educacionais implementadas nos municípios. Os resultados indicam a sensível e
sistemática melhoria dos indicadores educacionais analisados, bem como apontam
que as políticas relacionadas à aplicação dos recursos do FUNDEB, à formação
continuada dos professores e às condições físicas das instalações e mobiliários
têm efeito sobre o desempenho dos estudantes. Considerações sobre a formulação
de políticas públicas educacionais baseadas em evidências empíricas são
colocadas.