XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DETRÁS DA OBJETIVA: FIXIDEZ E MOVIMENTO NA FOTOGRAFIA E NO RIO DE JANEIRO DE AUGUSTO MALTA Autor: VIVIANE DA SILVA ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13199
Catalogação: 25/03/2009 Liberação: 25/03/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13199
Resumo:
Título: DETRÁS DA OBJETIVA: FIXIDEZ E MOVIMENTO NA FOTOGRAFIA E NO RIO DE JANEIRO DE AUGUSTO MALTA Autor: VIVIANE DA SILVA ARAUJO
Nº do Conteudo: 13199
Catalogação: 25/03/2009 Liberação: 25/03/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13199
Resumo:
Augusto Malta (1864-1957), apesar de ter ocupado o cargo de fotógrafo
oficial da prefeitura do Rio de Janeiro entre 1903 e 1936 e de possuir numerosas
imagens particulares, teve seu nome vinculado ao de Francisco Pereira Passos,
desde sua época até os dias atuais. A proposta desta dissertação é analisar Malta
como sujeito detrás da objetiva, ou seja, alguém que tendo todo um campo de
possibilidades técnicas e visuais, escolhe para cada clique um modo de
reapresentar o mundo. Ao mesmo tempo em que as experiências citadinas
vivenciadas por Malta incitam e constituem o seu olhar, entendo que ele
reconstrói a cidade a partir do retângulo de sua máquina. Além de problematizar a
formação histórica do epíteto Malta, fotógrafo-de-Pereira-Passos, a análise se
desenvolve em torno de dois conjuntos de fotografias: as imagens produzidas
acerca dos quiosques da cidade entre 1903 e 1911; e as fotografias que captaram a
Avenida Central/Rio Branco entre 1904 e cerca de 1930. Partindo de tais fotos,
observo que Malta busca recriar tanto a civilização do bulevar quanto o atraso dos
quiosques; por outro lado, a multiplicidade de apreensões possibilitadas por suas
imagens apresenta um jogo entre fixidez e movimento nos registros desses
espaços urbanos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |