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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OS DIREITOS HUMANOS À LUZ DO CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL E DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: AFINAL, O QUE ESTAMOS DEFENDENDO? Autor: ANDREA MONTEIRO DALTON
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IRENE RIZZINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12436
Catalogação: 31/10/2008 Liberação: 31/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12436&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12436&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12436
Resumo:
Título: OS DIREITOS HUMANOS À LUZ DO CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL E DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: AFINAL, O QUE ESTAMOS DEFENDENDO? Autor: ANDREA MONTEIRO DALTON
Nº do Conteudo: 12436
Catalogação: 31/10/2008 Liberação: 31/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12436&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12436&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12436
Resumo:
O objetivo central dessa dissertação é analisar as
concepções dos assistentes sociais acerca dos direitos
humanos a partir dos princípios que os fundamentam
no Código de Ética do Serviço Social e no Estatuto da
Criança e do Adolescente. No intuito de alcançar este
objetivo, realizei uma ampla pesquisa bibliográfica
acerca das categorias de estudo e analisei alguns
documentos normativos da profissão e dos direitos da
criança e do adolescente. Utilizei ainda, como método
de abordagem, a pesquisa qualitativa e a técnica de
entrevista semi-estruturada, orientada por um roteiro
contendo perguntas abertas, direcionadas aos assistentes
sociais, que atuam em instituições na área da criança e do
adolescente no Espírito Santo. O referencial teórico
adotado foi o método crítico-dialético, o que
possibilitou analisar os direitos humanos enquanto um
processo contraditório e de luta entre as classes que
compõem a sociedade. Através do embate entre as
classes, em vários momentos históricos, a classe
trabalhadora avançou no sentido de inserir nas leis os
direitos coletivos; porém, o controle do Estado está nas
mãos dos que precisam expandir o capital. Assim, os
direitos não são materializados em sua plenitude. A partir
deste estudo, indico a necessidade de os profissionais terem
clareza crítica dos fundamentos e funcionalidades da
realidade posta, permitindo, assim, observar de forma mais
nítida a não- efetivação dos direitos das crianças e
dos adolescentes, e ainda avançar, juntamente com a luta
geral dos trabalhadores, na materialização do Código de
Ética em prol de uma sociedade mais justa.