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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: LINGUAGEM E EXPERIÊNCIA: A SINGULARIDADE DO OLHAR PARA O CONTEXTO DA ESCOLA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE WITTGENSTEIN E BAKHTIN Autor: ELAINE DECCACHE PORTO E ALBUQUERQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SOLANGE JOBIM E SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11777
Catalogação: 16/06/2008 Liberação: 16/06/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11777&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11777&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11777
Resumo:
Título: LINGUAGEM E EXPERIÊNCIA: A SINGULARIDADE DO OLHAR PARA O CONTEXTO DA ESCOLA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE WITTGENSTEIN E BAKHTIN Autor: ELAINE DECCACHE PORTO E ALBUQUERQUE
Nº do Conteudo: 11777
Catalogação: 16/06/2008 Liberação: 16/06/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11777&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11777&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11777
Resumo:
O trabalho em uma escola, oferece a oportunidade de se
pensar sobre a
complexidade das questões que envolvem a construção de
conhecimentos atrelada
à construção de vínculos de relacionamento intersubjetivos.
Em meio a essa
complexidade, esse trabalho de pesquisa se voltou para a
produção singular e
incessante da experiência subjetiva que se expressa na
vida, e, nesse caso
particular, em meio às práticas coletivas que fazem parte
do cenário polifônico da
escola. Para contemplar esse interesse, o presente estudo
desenvolveu o tema da
experiência subjetiva como produção singular e
permanentemente inacabada, a
partir das contribuições do pensamento de Wittgenstein e
Bakhtin, dois filósofos
da linguagem. Dentro dessa perspectiva, a linguagem, como
uma prática social
que caracteriza a condição humana, redefine a interioridade
dessa experiência, na
medida em que a reconhece como absolutamente única e, ao
mesmo tempo,
marcada pelas características de um determinado tempo e
lugar situado na história
e na cultura. Privilegiou-se nesse estudo os conceitos de
ética e estética, ambos
fortes referências no contexto das filosofias de linguagem
de Wittgenstein e
Bakhtin. Tais conceitos, permitiram a expressão de um modo
de olhar para a
experiência na escola, além de enfrentar uma espécie de
tensão na abordagem da
singularidade da produção subjetiva e sua construção na
linguagem como ação e
reflexão.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |