XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS Autor: EDSON ROBERTO SEVERNINI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO PINHEIRO FIRPO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10545
Catalogação: 11/09/2007 Liberação: 11/09/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10545
Resumo:
Título: A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS Autor: EDSON ROBERTO SEVERNINI
Nº do Conteudo: 10545
Catalogação: 11/09/2007 Liberação: 11/09/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10545
Resumo:
Freqüentemente, somos informados sobre diversos episódios
violentos que
ocorrem dentro e nas proximidades das escolas. Como essa
violência se relaciona
com o desempenho dos alunos? Neste artigo, investigamos
esta questão e
mostramos que os alunos que freqüentaram escolas mais
violentas têm, em média,
pior proficiência nas provas do SAEB 2003, mesmo
controlando por atributos dos
próprios estudantes e dos respectivos professores, turmas
e colégios. Mais ainda,
encontramos evidências de que a violência afeta mais os
alunos da cauda inferior
da distribuição de proficiência. Adicionalmente,
descobrimos que além da relação
direta entre violência na escola e proficiência, parece
haver uma associação
indireta entre essas variáveis que opera por meio da
rotatividade dos professores.
De fato, mostramos que a ocorrência de fatos violentos
numa escola está
negativamente relacionada à probabilidade de as turmas
desse colégio terem um
único professor durante o ano letivo, e positivamente
associada à probabilidade de
essas turmas sofrerem com o problema da rotatividade
docente.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |