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Coleção Digital
Título: O DISCURSO HUMANISTA DE ERASMO: UMA RETÓRICA DA INTERIORIDADE Autor: FABRINA MAGALHAES PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10111
Catalogação: 13/07/2007 Liberação: 13/07/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10111&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10111&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10111
Resumo:
Título: O DISCURSO HUMANISTA DE ERASMO: UMA RETÓRICA DA INTERIORIDADE Autor: FABRINA MAGALHAES PINTO
Nº do Conteudo: 10111
Catalogação: 13/07/2007 Liberação: 13/07/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10111&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10111&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10111
Resumo:
dispensou à questão da relação entre filosofia e retórica
(sabedoria e eloqüência) unindo
novamente as duas disciplinas anteriormente separadas por
Platão. Erasmo de Rotterdam,
como um dos principais humanistas do século XVI, não
apenas não ficou imune ao peso
desta tradição, como foi um dos seus mais influentes
catalizadores, revalorizando a
necessidade de um amplo saber para a formação do homem e
para a instauração da sua
dignidade. Para Erasmo, o homem no momento do nascimento
ainda é uma matéria bruta,
sendo a educação a maior responsável por sua formação
moral e intelectual. Deste modo, o
aprendizado dos studia humanitatis, cuja defesa aparece
expressa já em suas primeiras
obras, era condição fundamental tanto para a plena
realização de seus ideais de renovação
da cristandade e da instauração de uma fé mais pura,
quanto para a elaboração de uma
reforma educacional. A partir da centralidade da linguagem
retórica em seus trabalhos,
elegemos como problema central desta tese a análise de
duas obras em que Erasmo
explicita claramente a importância desse preceito antigo,
ou seja, da união entre res e
verba, representado especialmente no Ratio studii e no De
copia rerum ac verborum,
publicados respectivamente em 1511 e 1512. Nelas Erasmo
desenvolve seu interesse pela
pureza do latim, ensinando sob os moldes de Cícero e
Quintiliano, como escrever e ler bem
os clássicos. Considerados por muitos analistas os
primeiros e mais importantes manuais
educacionais da Renascença, sua importância deriva não
apenas do tratamento de uma
correta apreensão das línguas clássicas, mas também da
necessidade iminente de sua
apreensão prévia para que o leitor estabeleça a maior
proximidade possível com a palavra
das Escrituras em seu estado mais puro, principal meio
para persuadir os homens da
importância dos princípios de uma filosofia cristã.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |