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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AQUISIÇÃO DE COMPLEMENTOS PRONOMINAIS ACUSATIVOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL CONTRASTIVO ENTRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO E O ESPANHOL RIO-PLATENSE Autor: MERCEDES MARCILESE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LETICIA MARIA SICURO CORREA - ORIENTADOR
MARINA ROSA ANA AUGUSTO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10104
Catalogação: 04/07/2007 Liberação: 04/07/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10104&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10104&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10104
Resumo:
Título: AQUISIÇÃO DE COMPLEMENTOS PRONOMINAIS ACUSATIVOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL CONTRASTIVO ENTRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO E O ESPANHOL RIO-PLATENSE Autor: MERCEDES MARCILESE
MARINA ROSA ANA AUGUSTO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10104
Catalogação: 04/07/2007 Liberação: 04/07/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10104&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10104&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10104
Resumo:
Este estudo diz respeito à aquisição dos complementos
pronominais
acusativos de terceira pessoa no Português Brasileiro (PB)
e no Espanhol Rio-
Platense (ER). A dissertação fundamenta-se numa proposta
teórica que visa a uma
articulação entre teoria lingüística e teorias de
processamento no tratamento da
Aquisição da Linguagem. A hipótese de trabalho que
orientou esta pesquisa é a de
que a informação advinda da interface fônica da língua com
sistemas de
desempenho é processada de forma diferenciada entre as
línguas em função das
distinções entre os sistemas pronominais. Considera-se
que, uma vez que a criança
represente complementos pronominais no léxico como um
feixe de traços, não
haverá distinção entre línguas no que concerne à
interpretação semântica e
identificação do referente. São relatados dois
experimentos. O primeiro faz uso da
técnica de escuta preferencial com o objetivo de verificar
a sensibilidade de crianças
de 12-22 meses adquirindo ER à forma fônica dos clíticos
acusativos. O segundo é
um estudo contrastivo entre PB e ER que faz uso da técnica
de identificação de
objetos, com vistas a verificar se crianças de 2 e de 4
anos distinguem o sistema
pronominal de sua língua e interpretam informação relativa
a gênero/número na
identificação do referente de complementos pronominais. Os
resultados sugerem
que crianças de 18 meses são sensíveis à forma dos
clíticos no ER e que crianças
de 2 anos são capazes de distinguir os complementos da sua
própria língua, ainda
que o processamento da referência pronominal apresente
dificuldade mesmo aos 4
anos de idade.