XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FROM CRITIC OF THE ENLIGHTENMENT TO SELF-CRITIC: JEAN-JACQUES ROUSSEAU AND THE ACT OF FOUNDATION OF A VIRTUOUS MORAL Autor: RENATA BARRETO DE FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GANTUS JASMIN - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9367
Catalogação: 07/12/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9367@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9367@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9367
Resumo:
Título: FROM CRITIC OF THE ENLIGHTENMENT TO SELF-CRITIC: JEAN-JACQUES ROUSSEAU AND THE ACT OF FOUNDATION OF A VIRTUOUS MORAL Autor: RENATA BARRETO DE FREITAS
Nº do Conteudo: 9367
Catalogação: 07/12/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9367@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9367@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9367
Resumo:
This research aims at Jean-Jacques Rousseau and has the
objective of calling
attention to the way he peculiarly constructs his critique
of Enlightenment from the idea
that it is constituted as a historical movement whose
notion of progress and
improvement of the sciences, the letters and the arts
enhanced even more the process of
corruption initiated with man´s insertion in history. It
is exactly in the first Discourse,
in the Letter to D Alembert and in the Confessions that
Rousseau - making use of a
critical philosophy which differs from the erudite
subtlety of the philosophes -
explicitaly breaks with the french members of 18th century
about the worst they have -
the faculty of amour-propre. Although this attribute is
indispensable to the life in
society, the genevan objects to the exaggerated and
disfigured character that it takes on
among the encyclopedists, to the point of turning into the
vice of hypocrisy. His
preocupation in demonstrating against this vice leads to
the understanding that, besides
being a historically situated problem, it is also a vice
against which the virtue of
sincerity, innate in the human nature, is opposed to. That
is why Rousseau considers
himself, besides a critic of the Enlightenment, a self-
critic in relation to also being, in
contradiction with his inclinations, a philosophe. It is
through a confessional exercise
that he places in evidence an ethic of sincerity capable
of revealing the natural man who
is hidden behind the mask of hypocrisy. The context of the
Enlightenment, as a
convention and an artifice, is incapable of revealing the
original identity of each human
being. That is why the genevan presents himself as the
responsible for idealizing the
moral context that will supply it. And the idea of
morality becomes expressive to the
understanding of his dispute with the enlightened party.
Therefore, this research also
investigates how Rousseau founds in these three texts a
new man and a new society
from a remarkable moral guided by the dictates of a
sincerely virtuous conscience.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES |