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Título: O DESIGN DE BRINQUEDOS NO BRASIL: UMA ARQUEOLOGIA DO PROJETO E SUAS ORIGENS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LIGIA MEFANO
Colaborador(es): RAFAEL CARDOSO DENIS - Orientador
Catalogação: 20/06/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=6604@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=6604@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6604
Resumo:
O brinquedo como objeto de estudo tem suscitado o interesse de educadores, psicólogos, designers, sociólogos, antropólogos, filósofos e historiadores, em função da diversidade de perspectivas que abre sobre as realidades econômicas, políticas e culturais definidoras do mundo contemporâneo. A história do brinquedo e do brincar está imbricada no projeto de modernidade instalado a partir do Iluminismo. No caso da presente pesquisa, o brinquedo é compreendido como um artefato, fruto do trabalho humano e, portanto, objeto passível de análise sob a ótica dos estudos da cultura material e do design. Partindo dessa perspectiva, foi realizada uma coleta ampla de informações sobre o projeto de brinquedos no Brasil nas suas mais diversas manifestações, enfocando os seguintes pontos: 1. o surgimento da noção de infância no século XIX e as diversas concepções da importância do brinquedo para a criança; 2. a tradição do brinquedo popular no Brasil, relacionando seu caráter artesanal com as condições socioeconômicas da infância brasileira; 3. as transformações tecnológicas que propiciaram a industrialização do brinquedo brasileiro, destacando a história da Manufatura de Brinquedos Estrela; 4. a atividade de projetar brinquedos no Brasil vista a partir de entrevistas com designers e outros profissionais. O objetivo geral do trabalho é gerar uma base de conhecimento sobre as condições em que se dá o processo de criação de brinquedos no Brasil. Dada a fragmentação de informações sobre esse tema em diversos campos de estudo, a pesquisa realizada adquiriu um caráter arqueológico, reunindo e organizando os vestígios encontrados em uma teia que abrange desde a história das técnicas e tecnologias até os estudos e pesquisas de cultura popular.
Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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