$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: OS CIRCUITOS AFETIVOS DAS NARRATIVAS E CONTRANARRATIVAS TRANSNACIONAIS DO HIV E DA AIDS
Autor: GUSTAVO LUIZ FRISSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA ORRICO SANDRIN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55321
Catalogação:  18/10/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55321@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55321@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55321

Resumo:
Essa dissertação busca compreender os efeitos e afetos gerados por narrativas e contranarrativas transnacionais do HIV e da Aids, partindo de expoentes da chamada virada afetiva ou emocional nas Relações Internacionais que se dedicam ao estudo da circulação de emoções, e da produção de economias afetivas, por meio de narrativas. Partindo do entendimento de que narrativas constituídas por figuras de linguagem, como a metáfora e a metonímia, são produtoras de afecções ou emoções que materializam as superfícies dos corpos individuais e coletivos, serão analisados dois conjuntos de narrativas do HIV e da Aids que desde a década de 1980 tentam fazer sentido da origem do vírus e do estado clínico. No primeiro conjunto, exploraremos como narrativas transnacionais constituídas por metáforas e metonímias como peste gay, câncer rosa e o grupo de risco dos 5Hs (homossexuais, heroinômanos, haitianos, hemofílicos e hookers) se proliferaram, e junto com elas circularam emoções que produziram efeitos de fronteira, afastamento, discriminação e exclusão. No segundo conjunto, exploraremos como outra economia afetiva, impulsionada por contranarrativas que buscam ressignificar as narrativas do HIV e da Aids, é produzida por organizações não governamentais LGBTQIA+, pela UNAIDS, por blogs ou comunidades sociais online, obras cinematográficas, ou testemunhos de personalidades com HIV. Surgida em um contexto marcado por informações mais concretas sobre a infecção e o aparecimento de medicamentos mais eficazes ao controle viral, essa economia afetiva luta contra a sedimentação de emoções negativas em pessoas que vivem com HIV e se vale de estratégias narrativas como a aplicação de novos termos para explicar o HIV e a Aids, a desassociação de termos metonímicos, implicando que o HIV não é Aids e Aids não é morte, e de termos metafóricos, desconstruindo a ideia de peste gay ou câncer rosa. Em uma tentativa de tecer as narrativas do HIV e da Aids com movimentos de contestação e ressignificação da epidemia das narrativas, essa pesquisa busca compreender as contranarrativas como imposições urgentes de uma nova construção do que o HIV e a Aids que desfaça efeitos de fronteira e produza possibilidades de afecções outras, que aproximem e conectem.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui