$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: TEXTUAL REVISION PROCESS IN ELEMENTARY SCHOOL: A PSYCHOLINGUISTIC ANALYSIS
Autor: JESSICA SILVA BARCELLOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 53762
Catalogação:  19/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53762@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53762@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53762

Resumo:
This work analyzes the writing process of 3rd and 5th grade students, focusing on the revision actions they produce. We investigate if the revision actions of both groups differ in quantitative and qualitative terms, in tasks where they revise the text they have written and also in tasks where the text was written by another person. Our theoretical framework includes studies in Psycholinguistics, Cognitive Psychology and textual Linguistics. A set of three experimental activities was carried out, which addressed both revision of formal aspects and aspects related to the textual content. The results indicate that the amount and the type of revision actions vary according to schooling, the type of writing task (free plot and reproduction of known stories) and familiarity with the text (if the student revises his own text or a text written by another person). Concerning the categories established for revision actions, there were significant differences both in the comparison of categories and also differences between the degree of complexity in the same category. Four revision aspects were analyzed in a more detailed way: orthography, punctuation, coreference and semantic inconsistences. The results contributed to set possible development stages related to writing expertise. Besides the theoretical contribution to writing development studies, this thesis has also an applied potential: a grade of linguistic-textual abilities which are relevant to teaching writing in Elementary school and that considers the cognitive and linguistic demand involved in textual production.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui