XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONTEMPORARY DISFORM AND INCARNATED DESIGN: OTHER POSSIBLE MONSTERS. Autor: BARBARA PECCEI SZANIECKI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO CIPINIUK - ADVISOR
Nº do Conteudo: 16274
Catalogação: 14/09/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16274@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16274@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16274
Resumo:
Título: CONTEMPORARY DISFORM AND INCARNATED DESIGN: OTHER POSSIBLE MONSTERS. Autor: BARBARA PECCEI SZANIECKI
Nº do Conteudo: 16274
Catalogação: 14/09/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16274@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16274@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16274
Resumo:
In its accelerated transformation, the contemporary world presents itself as
something disform in which designers seek ways of acting. In our thesis we
investigate, within the field of art-design, practices of resistance to the society of
control – as it was theorized by authors such as Foucault, Deleuze and Guattari,
Negri – inspired by the metaphor of the monster, or rather by monstruations
understood as processes that emanate from social life and achieve an aesthetic
dimension. In the first chapter, we present a few historical experiences: the
miscegenation as conceived by Freyre, the friction between art and ethnography
undertaken by Bataille and the antropofagia as proposed by Oswald de Andrade
for modern culture; and later, derives by the Situationists, parangolés by Hélio
Oiticica and happennings by the Tropicalists. In the same chapter, we present our
theoretical proposal of a constituent aesthetics – aesthetics of the multitude – as
well as hypotheses of other possible designs. Accordingly, in the second chapter,
we search for aesthetic practices of a precariate constituted by urban social
movements – Homeless, Jobless and Medialess – fighting in the metropolis. We
call Multiformances their carnivalizations, performances and squattings, and we
analyze them with the philosophy of language. However, the ephemerality of these
manifestations led us to investigate how to maintain some level of political
mobilization and aesthetic consistency beyond the event. In the third chapter, we
analyze expressive practices incorporated immediately in social and tecnological
networks of the Internet. We call Platforms these practices that distribute, dispose
and machinate aesthetic-political events. The monstrous cooperation of the
multitude challenges contemporary capitalism, known as cognitive. Aside from an
engaged design, we conclude on an incarnated design.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CONCLUSION | |
REFERENCES AND ANNEX |