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Coleção Digital
Título: DISFORME CONTEMPORÂNEO E DESIGN ENCARNADO: OUTROS MONSTROS POSSÍVEIS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: BARBARA PECCEI SZANIECKI
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 16274
Catalogação: 14/09/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16274@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16274@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16274
Resumo:
Título: DISFORME CONTEMPORÂNEO E DESIGN ENCARNADO: OUTROS MONSTROS POSSÍVEIS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: BARBARA PECCEI SZANIECKI
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 16274
Catalogação: 14/09/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16274@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16274@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16274
Resumo:
Em suas aceleradas transformações, o mundo contemporâneo se apresenta
diante dos nossos olhos como algo disforme no qual o designer procura caminhos
de atuação. Em nossa tese procuramos investigar, dentro do campo da arte-design,
práticas de resistência à sociedade de controle – tal como teorizada por autores
como Foucault, Deleuze e Guattari, Negri – a partir da metáfora do monstro, ou
melhor de monstruações entendidas como processos que emanam diretamente da
vida social e alcançam uma dimensão estética. No primeiro capítulo apresentamos
experiências históricas: da mestiçagem tal como concebida por Freyre à antropofagia
proposta por Oswald de Andrade para a cultura moderna, passando pelo
fricção entre arte e etnografia empreendida por Bataille; e mais tarde, das derivas
dos Situacionistas aos happennings dos Tropicalistas, passando pelos Parangolés
de Oiticica. Sempre no mesmo capítulo, apresentamos nossa proposta teórica de
uma estética constituinte – estética da multidão – assim como hipóteses de outros
designs possíveis. Nesse sentido, pesquisamos no segundo capítulo práticas
estéticas de um precariado constituído por movimentos sociais urbanos – Sem
Teto, Sem Emprego e Sem Máquinas Expressivas – em luta nas metrópoles.
Denominamos Multiformances suas carnavalizações, performances e ocupações, e
as analisamos a partir da filosofia da linguagem. Contudo, a efemeridade dessas
manifestações nos levou a investigar como manter algum nível de mobilização
política e de consistência estética para além do evento. No terceiro capítulo,
analisamos práticas expressivas constituídas imediatamente nas redes sociais e
tecnológicas da internet. Denominamos Plataformas essas práticas que distribuem,
dispõem e maquinam o evento estético-político. Sua monstruosa cooperação
desafia as capturas que caracterizam o capitalismo contemporâneo, dito cognitivo.
Para além de um design engajado, concluímos sobre um design encarnado.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |