XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PHOTOGRAPHS IN AN ENGLISH LANGUAGE COURSE BOOK: AN ANALYSIS OF FUNCTIONS AND MEANINGS Autor: MARCIA OLIVE NOVELLINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10597
Catalogação: 18/09/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10597@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10597@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10597
Resumo:
Título: PHOTOGRAPHS IN AN ENGLISH LANGUAGE COURSE BOOK: AN ANALYSIS OF FUNCTIONS AND MEANINGS Autor: MARCIA OLIVE NOVELLINO
Nº do Conteudo: 10597
Catalogação: 18/09/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10597@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10597@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10597
Resumo:
EFL course books reflect a characteristic of contemporary
Western society:
the strong presence of images. Considering that social,
professional and academic
practices demand knowledge of images and ability to
produce them, it is
important to understand how the study of images can become
an integral part of
language study. Authors such as Kress and van Leeuwen
(2000) and Unsworth
(2004) argue for the need for visual literacy as visual
communication has become
more prominent in EFL course books. One of the most
evident visual elements is
the photograph. Photographs are versatile images that can
be used in legal data, in
historic, medical and scientific documentation, as well as
in EFL course books.
This dissertation investigates the functions of
photographs in the activities
suggested in an EFL course book, the negotiation of
meanings in photographs,
and the social relations between the producer of the image
and the observer. This
research uses a qualitative analysis of images following
Kress and van Leeuwen`s
(2000) The Grammar of Visual Design, which is based on the
theory of Systemic
Functional Grammar by Halliday (1994, 2000). The analysis
of the course book
shows that photographs illustrate arguments, bridge the
students` and the teacher`s
world with the real world outside the classroom, and bring
meanings into the
course book. It also points out the importance of
conducting more research on
multimodality in EFL course books and developing new
methodologies for visual
analysis.