XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE ENIGMA OF MPB AND THE WEB/CONSPIRACY OF THE VOICES: IDENTITY AND INTERTEXTUALITY IN THE MUSICAL DISCOURSE OF THE SIXTIES Autor: ALVARO SIMOES CORREA NEDER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10071
Catalogação: 18/06/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10071
Resumo:
Título: THE ENIGMA OF MPB AND THE WEB/CONSPIRACY OF THE VOICES: IDENTITY AND INTERTEXTUALITY IN THE MUSICAL DISCOURSE OF THE SIXTIES Autor: ALVARO SIMOES CORREA NEDER
Nº do Conteudo: 10071
Catalogação: 18/06/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10071
Resumo:
MPB is a musical practice appeared in the beginning of the
1960s whose
polysemy is far from being exhausted by studies of
culture. The approach adopted
in this dissertation seeks to study it comprehensively as
a text - musical sounds, in
complex relationships with its lyrics, performances,
extramusical discourses and
the broader context. I argument that such sounds,
organized in musical genres,
are discourses - processes of social production of
meanings. As such, they are not
only mediated by verbal discourses, but also mediate them.
Through the
construction of a theoretical model that builds on Julia
Kristeva s concept of
intertextuality I try to stress each text s specificity as
it impacts the physical and
social body, thus recovering MPB s complexity. A musical
genre is seen as a code
which connects musical details to the broader social-
historic context, constructing
identities that also can be deconstructed by the
continuous migration between
different positions produced by the plurality of musical
discourses traversing
MPB. By studying musical genres as produced by the
collective anonymous, this
view emphasizes MPB´s radical alterity. This practice is
thus seen as expanding
itself beyond a metropolitan university middle class to
embrace the social
continuum in all Brazil. Musical movements and leaders are
situated as discourses
of ample social groups which use them to make themselves
represented in the
contradictory space of mass mediated music. Alternative
versions and narratives
are presented to account for bossa nova, Jovem Guarda,
Tropicália and their
relationships to MPB, aiming at the deconstruction of
dychotomies and
hierarchies. Nationalist and leftist ideology (the
national-popular) is seen as only
one among the many conflicting discourses that met in the
heterogeneous space
demarked by MPB, which also discussed in its texts the
situation of blacks,
women and of dominant cultural centers, sectors, and
traditions. The conclusions
obtained in this dissertation indicate MPB as a multiform
and contradictory field
of forces, employing, for the first time in the history of
Brazilian popular music, a
kaleidoscopic plurality of musical genres (discourses).
Prioritizing conflict, debate and contradiction, MPB
destructured reified identitary constructions and made
multiple subjectivations and positionings possible,
producing an influent and
lasting political and cultural advancement in the body of
Brazilian society.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |