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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O ENIGMA DA MPB E A TRAMA DAS VOZES: IDENTIDADE E INTERTEXTUALIDADE NO DISCURSO MUSICAL DOS ANOS 60 Autor: ALVARO SIMOES CORREA NEDER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10071
Catalogação: 18/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10071
Resumo:
Título: O ENIGMA DA MPB E A TRAMA DAS VOZES: IDENTIDADE E INTERTEXTUALIDADE NO DISCURSO MUSICAL DOS ANOS 60 Autor: ALVARO SIMOES CORREA NEDER
Nº do Conteudo: 10071
Catalogação: 18/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10071
Resumo:
A MPB é uma prática musical popular surgida no início
dos
anos 60 que
ainda está longe de ter sua polissemia esgotada pelos
estudos de cultura. A
abordagem adotada busca estudá-la como fato integral:
como
texto - sons
musicais, em complexa relação com suas letras,
performances, discursos
extramusicais e o contexto mais amplo. Nesta tese
argumenta-se que tais sons,
organizados em gêneros musicais, são discursos -
processos
de produção social de
sentidos -, e, como tal, não apenas são mediados pelos
discursos verbais, mas
também os medeiam. Através da construção de um modelo
teórico a partir do
conceito de intertextualidade de Julia Kristeva busca-se
ressaltar a especificidade
de cada texto em seu impacto sobre o corpo físico e
social, recuperando-se a
complexidade da MPB. Um gênero musical é visto como um
código que conecta
detalhes musicais ao contexto sócio-histórico mais
amplo,
construindo identidades
que também podem ser desconstruídas pela contínua
migração
entre diferentes
posições produzidas pela pluralidade de discursos
musicais
que atravessam a
MPB. Estudando-se o gênero musical como produção do
coletivo anônimo
enfatiza-se a alteridade radical presente na MPB dos
anos
60, que é entendida
como se expandindo para além de uma classe média
universitária metropolitana
para abranger o contínuo social em todo o Brasil.
Movimentos e líderes são
situados como discursos de grupos sociais amplos que os
utilizam para se fazer
representar no espaço contraditório da música de massas.
Outras versões e
narrativas marginais são apresentadas para a bossa nova,
a
Jovem Guarda, a
Tropicália e suas relações com a MPB, objetivando a
desconstrução de dicotomias
e hierarquias. A ideologia nacionalista e esquerdista (o
nacional-popular) é
compreendido como apenas um entre os muitos discursos
conflitantes no espaço
heterogêneo demarcado pela MPB, que também discutiu em
seus textos a situação
do negro, da mulher e de centros, setores e tradições
culturais dominantes. As
conclusões obtidas levam a entender a MPB como campo de
forças multiforme e
contraditório, empregando, pela primeira vez na história
da música popular brasileira, uma caleidoscópica
pluralidade de gêneros musicais (discursos).
Priorizando o conflito, o debate e a contradição, a MPB
desestruturou construções
identitárias reificadas e possibilitou múltiplas
subjetivações e posicionamentos,
produzindo no interior da sociedade brasileira um avanço
político e cultural
influente e duradouro.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |