XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DEPLOYMENT OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION CLASSES IN ELEMENTARY SCHOOLS: SOLUTION OR PALLIATIVE? Autor: REJANE BRANDÃO SIQUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 38443
Catalogação: 28/05/2019 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38443@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38443@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38443
Resumo:
Título: DEPLOYMENT OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION CLASSES IN ELEMENTARY SCHOOLS: SOLUTION OR PALLIATIVE? Autor: REJANE BRANDÃO SIQUEIRA
Nº do Conteudo: 38443
Catalogação: 28/05/2019 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38443@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38443@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38443
Resumo:
Brazil, social state of rights, considering the diversity that characterizes it,
faces the challenge of ensuring all children and adolescents access to education
and, from this perspective, the last decade can be considered a period of profound
change. Assuming Federal/88 the Constitution and the Law of Directives and
Bases of National Education no. 9394/96 the Childhood Education, the first stage
of basic education, compasses the care of children 0 to 6 years in kindergartens
and preschools forming a single step, indivisible, and the municipalities are
responsible for offering enrollments at this step. From the perspective of
equalization of opportunities for access, some cities of Rio de Janeiro have
adopted a strategy of emergency nature: the creation of preschool classes at the
site of Elementary Schools. This action, however, challenges us to investigate the
interactions between public policy and local reality. In this context, this study
intends to investigate the relationship between the current national policies on
early childhood education and municipal policies of the cities in the Baixada
Fluminense the period the period 2006 to 2009 with the aim of knowing how this
strategy has been employed and which the conception of infancy and early
childhood education in her prints. For the development of the research were used
as methodological tools: questionnaires, interviews and documentary analysis that
allowed: a mapping of the situation of early childhood education in the city - its
organization and management; understand what they think, feel and do in their
daily managers and implementers of policies and identifying the conceptions
behind the policies implemented. The first chapter presents the challenges and
paths, choices and surprises that characterized the construction process of the
dissertation. The second chapter talks about the place of the small child in the
country s political agenda. And in the third chapter presents the results of field
research. This study is intended to constitute an invitation to managers of
municipal policies to rethink the place of early childhood education and the
specifics of her age group attended considering that access to a quality early
childhood education is a right of every child.
Descrição | Arquivo |
COVER, DEDICATION, THANKS, RESUMO, ABSTRACT, SUMARY, LISTS, EPIGRAPH | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |