XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A PRESENÇA SOCIAL EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL Autor: DORIS DE ALMEIDA SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20608
Catalogação: 23/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20608@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20608@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20608
Resumo:
Título: A PRESENÇA SOCIAL EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL Autor: DORIS DE ALMEIDA SOARES
Nº do Conteudo: 20608
Catalogação: 23/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20608@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20608@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20608
Resumo:
A presença social em um ambiente virtual de aprendizagem: uma
proposta de análise à luz da Linguística Sistêmico-Funcional é um estudo de
caso interpretativista dos elementos que contribuem para a co-presença (Goffman,
1963) e para a representação do eu (Goffman, 1959/2009) em um contexto
pedagógico on-line. Adotando uma visão Sistêmico-Funcional da linguagem
(Halliday, 1994), a tese analisa, pelo viés das variáveis Campo, Modo e Relação
(Halliday e Hasan, 1989) e da Teoria da Valoração (Martin, 2000), 510 textos
escritos por treze professores de idiomas em um curso de dez semanas no TelEduc
sobre a produção de material digital. O corpus contém amostras coletadas em três
ferramentas: perfil, fórum de discussão, e portfólio. A tese propõe um modelo
teórico-metodológico que engloba o estudo das funções discursivas, dos recursos
para aproximar a escrita da fala, das escolhas lexicogramaticais referentes a
Participantes e Processos, além de manifestações de Afeto, Julgamento e
Apreciação. Contempla, também, uma categorização dos tipos de mensagens e
como estas se relacionam para formar conversas, ou cadeias, entre os
participantes. O estudo aponta que o perfil é o único espaço em que há apenas
uma ação social (se apresentar ao grupo). Nos fóruns e portfólios, nos quais há
seis outras ações, os pedidos de ajuda e os oferecimentos de soluções ou de apoio
moral são as ações mais frequentes, seguidas pelo provimento de feedback sobre
as atividades dos colegas nos portfólios. Esse resultado sugere que a natureza
prática do curso faz com que as reflexões sobre as leituras e as atividades-modelo,
apesar de obrigatórias, fiquem em segundo plano. Há também mensagens que
visam somente à socialização (pedidos de desculpa, por exemplo), à autoavaliações,
e à descrição das atividades nos portfólios. Dependendo do Campo e
da ferramenta, essas ações são mais comumente realizadas de modo independente,
gerando textos orientados para um único propósito comunicativo (amostras de
Campo simples), ou são combinadas (amostras de Campo combinado), gerando
textos com propósitos múltiplos, principalmente visando a salvar a face do autor.
Para construir um senso de comunidade, muito contribuem a função discursiva
identificar-se com o outro e os recursos que tendem a emular a fala, o que torna a
escrita mais pessoal e interativa. A visão dos sujeitos se faz presente na tese por
meio das opiniões coletadas em dois questionários on-line e em uma entrevista via
email. O cruzamento dos comportamentos linguísticos e das opiniões dos
participantes revela que há alguns desencontros entre o que se espera e o que
acontece no espaço de interação, especialmente no que tange o provimento de
respostas nos fóruns, verificável pela análise das funções perguntar e questionar,
e o conteúdo apresentado nos perfis, verificável pela análise das funções
discursivas que estruturam os mesmos. Essas evidências apontam para possíveis
implicações pedagógicas, as quais podem requerer revisões de práticas docentes e
discentes nos cursos on-line.