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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESCOLA, CONHECIMENTOS E CULTURAS: PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR Autor: ADELIA MARIA NEHME SIMAO E KOFF
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12370
Catalogação: 20/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12370@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12370@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12370
Resumo:
Título: ESCOLA, CONHECIMENTOS E CULTURAS: PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR Autor: ADELIA MARIA NEHME SIMAO E KOFF
Nº do Conteudo: 12370
Catalogação: 20/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12370@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12370@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12370
Resumo:
Trata-se de um estudo de caso, de inspiração etnográfica,
cujas observações participantes, entrevistas individuais e
coletivas, bem como as análises documentais foram
realizadas no período de 2005/2006, abrangendo espaços,
tempos e sujeitos da quinta série do Ensino Fundamental de
uma escola privada, situada na Zona Sul do Rio de Janeiro e
reconhecida pela comunidade de educadores por sua
excelência. Trata-se, portanto de uma pesquisa de natureza
qualitativa que se insere no conjunto de estudos sobre a
instituição escolar, de um modo geral e que, mais
especificamente, se dedica ao tema da organização do
currículo e do conhecimento escolar. Nesse sentido, busca
conhecer e compreender o que estava acontecendo no interior
de uma experiência pedagógica de caráter inovador que
estava sendo desenvolvida desde 2003, quando a escola
faz a opção de trabalhar mediante projetos de investigação.
Privilegiando como focos de discussão aspectos que se
relacionam à tensão currículo integrado e
currículo por disciplina, à constituição e/ou organização
do conhecimento escolar, aos limites e possibilidades da
escola como espaço de circulação e/ou cruzamento
de conhecimentos e culturas e, ainda, às próprias
características da configuração de uma prática didática
centrada em projetos, o estudo em pauta encontra em
autores tais como Fernando Hernandez, Pérez Gómez, Basil
Bernstein, Jurjo Torres Santomé, Alice Casimiro Lopes,
entre outros, elementos para fundamentar suas análises e
interpretações. Questões como: a apropriação de diferentes
espaços como lugares de aprendizagem, a construção da
autonomia dos/as alunos/as e o seu papel de protagonistas,
o impacto do trabalho coletivo dos/as professores/as, a
manutenção das disciplinas como tecnologia da organização
curricular, bem como a possibilidade ressignificar o lugar
que ocupam no trabalho por e com projetos, o
diálogo entre diferentes conhecimentos e a construção do
conhecimento escolar, o uso de múltiplas linguagens e os
projetos de investigação emergem e são objetos
de reflexão. A intenção é oferecer subsídios para o
aprofundamento da reflexão e da produção do conhecimento
sobre a escola percebida como uma instituição que,
além de estar atenta às necessidades que marcam a
complexidade do século XXI, seja comprometida com a
formação de cidadãos e cidadãs mais críticos/as,
criativos/as, autônomos/as e sujeitos da construção de um
mundo menos dogmático e mais solidário.