Superposição


Considere, mais uma vez, um circuito elétrico caracterizado por um sistema linear monovariável, como mostra a figura 4. A esse sistema foram aplicadas em sua entrada, separadamente, excitações u1(t) e u2(t). As respostas individuais a essas entradas são funções y1(t) e y2(t) na saída do sistema.

Os sistemas lineares satisfazem o princípio da superposição: se uma nova entrada, consistindo na superposição (soma) das entradas u1 e u2 for aplicada, a saída será a superposição (soma) das respostas individuais y1 e y2.

A esquematização das figuras 4 e 5 pode ser generalizada para um número qualquer de entradas individuais. Observe que o princípio da superposição engloba a propriedade da homogeneidade quando o número a é inteiro.

Essa idéia pode ser muito útil na análise de circuitos elétricos. Se estivermos interessados em determinar o valor de uma corrente ou tensão em um circuito contendo várias fontes independentes, podemos determinar a resposta individual a cada fonte (desligando-se as demais) para, em seguida, somá-las e obter o resultado desejado.

O princípio da superposição permite que o efeito total de várias fontes independentes atuando ao mesmo tempo possa ser obtido como a soma dos efeitos individuais de cada fonte independente quando cada uma delas atua em diferentes instantes de tempo.

Os exemplos abaixo ajudarão a ilustrar a utilização do princípio da superposição.

EXEMPLO 1
(circuito retirado de: Dorf P5.4-3)

Calcule a corrente i do circuito abaixo. Resistências em ohms.

O procedimento de resolução desse exemplo utilizará o princípio da superposição. Como existem 3 fontes independentes, resolveremos o problema em 3 etapas: calcularemos as componentes da corrente i devidas a cada uma das fontes. Isso significa que dividiremos o problema em 3 problemas menores, e em cada um deles apenas uma das fontes estará ligada.

1º Passo: Apenas a fonte de 12V ligada

Vamos agora calcular a componente de i causada pela fonte de tensão de 12V. Para isso, desligamos as fontes de corrente. Lembrando que uma fonte de corrente desligada se comporta como um circuito aberto, podemos redesenhar o circuito como mostrado na figura 7, abaixo.

Note que a corrente i foi chamada, nesse circuito, de i1, pois ela representa apenas uma parcela da corrente total.

Escrevendo a Lei de Kirchhoff das Malhas para a malha resultante, obtemos:

Note no sinal negativo para a corrente. Isso significa que, na realidade, a corrente está circulando no sentido contrário ao desenhado na figura (lembre-se que a corrente sempre sai do terminal positivo da fonte de tensão).

2º Passo: Apenas a fonte de 3mA ligada

Desejamos agora calcular a componente de i causada pelo efeito da fonte de corrente de 3mA individualmente. Para isso, desligamos as demais fontes e obtemos o circuito da figura abaixo. Lembre-se que fontes de tensão desligadas comportam-se como curtos.

O circuito obtido é um divisor de corrente:

3º Passo: Apenas a fonte de 9mA ligada

Resta agora calcularmos a influência da fonte de 9mA, isoladamente, na corrente i. Para isso, desligamos as fontes de 12V e de 3mA para obtermos o circuito abaixo:

Mais uma vez, o circuito obtido é um divisor de corrente:

O resultado final é obtido através da superposição (soma) dos resultados parciais:

EXEMPLO 2
(circuito retirado de: Dorf P5.4-5)

Use superposição para encontrar vx no circuito da figura abaixo.

Note que esse circuito apresenta uma fonte controlada. Ao contrário das fontes independentes, as fontes controladas não podem ser ligadas ou desligadas - elas devem sempre permanecer ligadas, para que seja avaliado seu efeito conjunto com cada fonte independente.

O restante do procedimento é idêntico ao adotado no exemplo anterior: calcularemos separadamente as componentes vX1 e vX2 de vX, devidas às fontes de tensão e corrente.

1º Passo: Apenas a fonte de 10V ligada

Queremos avaliar o efeito conjunto da fonte de 10V e da fonte controlada na tensão vX. Para isso, desligamos a fonte de corrente, ou seja, inserimos um circuito aberto em seu lugar, conforme a figura 11.

Uma das formas de resolver esse circuito é aplicando a Lei de Kirchhoff das Malhas. Chamando de i1 a corrente que passa pela fonte controlada e de i2 a corrente que passa pela fonte de tensão (ambas de acordo com as polaridades das fontes), temos:

Onde . Substituindo no sistema acima, obtemos como resultado:

Uma outra forma de solução envolve a aplicação do teorema de Thévenin na porção à direita do resistor de 3W, para que o circuito seja simplificado a uma única malha.

2º Passo: Apenas a fonte de 4A ligada

Com a fonte de 10V desligada, ou seja, substituída por um curto-circuito, o circuito da figura 12 é obtido:

Nesse circuito, os resistores de 5W se encontram em paralelo, e podem ser substituídos por um resistor equivalente de 2,5W. Como esse resistor equivalente está em série com um resistor de 3W no qual a tensão é vX, a tensão na associação em série 3W + 2,5W será de:

Aplicando a Lei de Kirchhoff dos Nós no nó acima da fonte de corrente, obtemos:

Resolvendo a equação, temos:

Portanto, a solução ao problema inicial é dada por: