O Diagrama do Olho

A interferência entre símbolos é usualmente observada em osciloscópio, através do chamado diagrama do olho. O diagrama do olho é, simplesmente, a figura obtida pela superposição de segmentos do sinal digital transmitido, correspondentes a intervalos de duração igual ao intervalo de símbolo T. A Figura 8 ilustra a obtenção do diagrama do olho.

Note-se que, em sistemas reais, a forma de onda do sinal digital, em um dado intervalo de símbolo, é praticamente determinado, por L + 1 símbolos, onde L está associado à memória do canal. Considerando que, ao longo de um intervalo de tempo suficientemente longo, surgirão, no sinal digital, todas as possíveis seqüências de L + 1 símbolos, verifica-se que o diagrama do olho contém todas as formas de onda do sinal digital, superpostas em um intervalo de duração T.
 


Figura 8 - Obtenção do diagrama do olho.


 


Em termos matemáticos o diagrama do olho pode ser visto como o conjunto das funções amostra do processo aleatório
 
(30)

no intervalo [to-T/2, to+T/2]. Portanto, em um instante to, o diagrama do olho mostra todos os possíveis valores assumidos pelo sinal digital. Assim, um corte vertical no diagrama do olho no instante de amostragem levaria à representação da Figura 5.b.

Na Figura 9 tem-se uma representação esquematizada do diagrama do olho de um sistema binário onde o instante de amostragem está indicado pela linha tracejada (em geral o instante de amostragem deve coincidir com o instante de máxima abertura). Estão indicados também o valor máximo da interferência entre símbolos e a distância mínima entre as amostras (abertura do olho). Além destas, outras informações importantes sobre o desempenho do sistema podem ser obtidas através do diagrama do olho, conforme está ilustrado na Figura 9. Um olho que se fecha de forma mais acentuada, quando se afasta do instante ótimo, indica uma maior sensibilidade do sistema a variações no instante de amostragem. A dispersão no cruzamento do zero é também uma informação de interesse (medida a).
 


Figura 9 - Interpretação do Diagrama do olho


 


Quando o diagrama do olho se fecha completamente (dmin £ 0), o sistema tem, geralmente, um desempenho inaceitável. Utilizando as equações (13) e (14), pode-se estabelecer a seguinte condição para o fechamento de olho em um sistema PAM simétrico com M níveis de amplitude
 
(31)

É comum se definir a distorção de pico, ou distorção absoluta, do sistema como
 
(32)

A condição de fechamento de olho equivalerá, então, a
 
D ³ 1
(33)