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Título: ABRAM AS PORTAS E LIBERTEM OS FANTASMAS: O CORREDOR TURÍSTICO DE FAZENDAS HISTÓRICAS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS
Autor: IOHANA BRITO DE FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
WALTER JERRY DAVILA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 66025
Catalogação:  15/02/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66025@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66025@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66025

Resumo:
As narrativas do corredor de fazendas históricas no Vale do Paraíba fluminense convidam o visitante a recordar o passado da região pelo prisma da opulência e refinamento dos barões de café oitocentistas. A violenta escravidão que moldou a sociedade (de ontem e de hoje) surge apenas como pano de fundo nestes espaços, os quais encontram nas representações do passado a sua potência. Estas atrações turísticas selecionam, preservam e institucionalizam lugares de memória, transformando as fazendas em uma versão estetizada da continuidade entre o passado e o presente. Procuramos analisar estes espaços como campo de negociação e disputa de significados, memórias e identidades. Entendemos que as fazendas do Vale do Paraíba fluminense não caracterizam casos isolados, e sim são parte de um contexto mais amplo, no qual estão em jogo representações sociais e luta por direitos civis após a abolição da escravidão em países marcados pela diáspora. Guardadas diferenças geográficas, econômicas, linguísticas e culturais, o circuito de fazendas históricas da US Route 61, no Vale do Mississippi, nos Estados Unidos, deixa entrever processos semelhantes, vividos de diferentes formas, mas que respondem na atualidade a questões próximas, especialmente no que tange ao enfrentamento de desigualdades raciais. A partir de materiais de divulgação, do registro visual das fazendas, de reportagens de jornais e de entrevistas com pessoas envolvidas nos circuitos, procura-se compreender como estes espaços organizam, reconhecem e experimentam o passado escravista e o presente em que desigualdades raciais e demandas por reparação permanecem vivas. Se o ponto de partida é a fazenda, o de chegada é o racismo e seus enfrentamentos.

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