XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TRUE FICTION ERADICATES FALSE REALITY: ROBERT SMITHSON BETWEEN NEW JERSEY AND YUCATAN Autor: CONSTANZA DE CORDOVA CONTRUCCI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FREDERICO OLIVEIRA COELHO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 63757
Catalogação: 21/08/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63757@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63757@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63757
Resumo:
Título: TRUE FICTION ERADICATES FALSE REALITY: ROBERT SMITHSON BETWEEN NEW JERSEY AND YUCATAN Autor: CONSTANZA DE CORDOVA CONTRUCCI
Nº do Conteudo: 63757
Catalogação: 21/08/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63757@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63757@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63757
Resumo:
The research investigates the connections between travelling, writing, and entropy present in
the work of the American visual artist Robert Smithson. Considering his proposition of entropy,
which posits the inevitable wasting away of matter and the search for its evidence in situ, the
corpus of the study will consist especially of two works of text and photographs produced in
movement: A tour of the monuments of Passaic (1967), in which Smithson visits the New York
suburb where he grew up surrounded by building sites revolving around the concept of non-site as ruin in reverse; and Mirror displacements in the Yucatán (1969), when the artist visits
the Mexican territory, places mirrors in the rainforest and establishes a speculative dialogue
with Mayan and Aztec deities. In both, the artist travels in search of signs of ruin, accumulation,
and decay in the landscape, in an active exercise of entropology - that is, an artistic approach
to the effects of entropy on landscape and culture, a development of the practice proposed by
Claude Lévi-Strauss at the end of A World on the Wane and carried on by Smithson through
his works in displacement. With an attentive eye on the layers of the artist s textual production,
the research examines, in a speculative way, Smithson s notes on the conceptual construction
of the non-site and how it can be constituted through an unfolded writing in maps,
cartographies, and drafts that accompany his texts, proposing an updated reading of certain
aesthetic and political issues raised by the artist in the 1960s, such as enantiomorphism,
crystallography, culture as accumulation and decay, and scientific thought as fiction.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |