$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MARCAS DE CIDADES INTELIGENTES: UM ESTUDO SOBRE O TURISMO EM CIDADES DA AMÉRICA LATINA
Autor: LEILA TOLEDO MARTINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62969
Catalogação:  22/06/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62969@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62969@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62969

Resumo:
Estima-se que até 2050, noventa por cento da população da América Latina esteja residindo em áreas urbanas (UN DESA, 2018), dado que impõe um desafio às cidades, que precisam buscar soluções para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e ainda ser capazes de atrair investimentos e visitantes, desenvolvendo estratégias que as destaquem mundialmente. Visando melhorar a qualidade de vida, a eficiência dos serviços e a competitividade dos centros urbanos, através da tecnologia, respeitando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, o conceito de Cidade Inteligente apresenta-se como uma solução para o presente e o futuro das cidades (ITU-T, 2016), influenciando ainda, a indústria do turismo, de onde emerge o Destino Turístico Inteligente, que se propõe a tornar a experiência geral dos visitantes mais divertida, eficiente e conveniente (BOES; BUHALIS; INVERSINI, 2015). O objetivo desta tese é compreender como os atributos de Cidades Inteligentes (GIFFINGER et al., 2007) influenciam a marca de uma cidade. Empregando uma estratégia de métodos mistos, foram coletadas percepções de turistas acerca dos atributos em dez capitais da América Latina. Em seguida, foram investigadas as iniciativas e a comunicação das cidades, através da análise dos sites e publicações nos perfis de turismo da rede social Instagram. Por fim, a trajetória do Rio de Janeiro para se tornar uma Cidade Inteligente e um Destino Turístico Inteligente (BUHALIS; AMARANGGANA, 2014) foi examinada. Os achados apontam dissonâncias entre o que é percebido e o que é comunicado, indicando oportunidades para que os gestores públicos, profissionais de branding e de turismo agreguem tais atributos aos posicionamentos de marcas de cidades, bem como ampliem o escopo de um Destino Turístico Inteligente, aproximando-o do conceito de Cidade Inteligente. A tese contribui com os estudos sobre marcas de lugares, ao investigar de que forma os atributos de Cidades Inteligentes podem influenciar as marcas de cidades ou de destinos turísticos e com a concepção de destinos turísticos, ao identificar que a dimensão Pessoas deve ser ressaltada. Envolver os cidadãos em uma cultura inteligente e adotar as dimensões de Cidades Inteligentes como premissas para direcionar a ideação do plano estratégico das cidades da América Latina, pode contribuir para a construção de sua reputação como Cidade Inteligente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui