XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONTEXTOS MUSICAIS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: AS PAISAGENS CULTURAIS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ATRAVÉS DO SAMBA E DO BLUES Autor: UGO PATE MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61723
Catalogação: 10/01/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61723@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61723@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61723
Resumo:
Título: CONTEXTOS MUSICAIS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: AS PAISAGENS CULTURAIS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ATRAVÉS DO SAMBA E DO BLUES Autor: UGO PATE MEDEIROS
Nº do Conteudo: 61723
Catalogação: 10/01/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61723@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61723@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61723
Resumo:
A geografia é importante na formação do cidadão e por isso é uma disciplina presente no ensino básico, onde são trabalhados conceitos-chave como paisagem, espaço, lugar e território. Apesar de a análise geográfica ainda se restringir, em grande parte, aos elementos da percepção visual, há diversas outras possibilidades e ganhos didáticos ao serem utilizadas outras manifestações sensitivas, como as sonoras. Nesse contexto, o samba e o blues aparecem como fontes educativas para abastecer e problematizar diversos temas relevantes à prática geográfica escolar. Dessa forma, didatizar os processos de formação de ambos os estilos em recortes temporais semelhantes (virada do século XIX para o XX), porém em recortes espaciais distintos (Rio de janeiro e sul dos Estados Unidos), chamando a atenção do aluno aos fatores socioespaciais determinantes na formação de cada um. A partir de uma abordagem complexa da geografia cultural e tendo a interdisciplinaridade como horizonte pedagógico, as respectivas paisagens cariocas e sulistas são apresentadas através das influências dos registros sonoros e musicais, assim propondo-se outros métodos didáticos para o ensino da geografia na educação básica.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |