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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO Autor: CARLOS JOSE AMORIM DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CHRISTINE SERTA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49613
Catalogação: 25/09/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49613
Resumo:
Título: A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO Autor: CARLOS JOSE AMORIM DA SILVA
Nº do Conteudo: 49613
Catalogação: 25/09/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49613
Resumo:
Este trabalho é um estudo sobre a controvérsia que circunda a expressão zero elevado a zero. Como o objetivo de contextualizar o foco principal do trabalho é apresentado um percurso histórico sobre as questões que sustentam a referida controvérsia desde o século XVIII com Leonhard Euler até a atualidade. O texto contém análises exemplificadas em contextos diversos sobre a expressão e apresenta diferentes métodos para a operação potenciação que está estritamente relacionada ao conflito exposto. Também exibe soluções diversas obtidas para o valor da expressão 0 (0) por softwares matemáticos e expõe possíveis métodos de abordagens teóricas que sustentam as soluções que caracterizam a controvérsia. Ao final, é realizada uma análise de como alguns livros didáticos brasileiros abordam a referida expressão. O objetivo deste estudo e das reflexões contidas neste trabalho é permitir aos leitores, estudantes e professores, constatarem que a matemática é rica em detalhes e que o valor de uma simples operação aritmética pode não ter resposta única caso o contexto não esteja bem definido.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |