XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: QUANDO O ALUNO SE TORNA PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UFRJ (1976-1989) Autor: GUSTAVO DA MOTTA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
PATRICIA COELHO DA COSTA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33973
Catalogação: 24/05/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33973@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33973@2
Resumo:
Título: QUANDO O ALUNO SE TORNA PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UFRJ (1976-1989) Autor: GUSTAVO DA MOTTA SILVA
PATRICIA COELHO DA COSTA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33973
Catalogação: 24/05/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33973@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33973@2
Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as trajetórias
profissionais de docentes da Escola de Educação Física Desportos da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD) recém-egressos da graduação em
seus primeiros anos de atuação na docência superior nesta instituição. O recorte
demarcado entre 1976 e 1980, justifica-se por ser 1976 o ano posterior ao da
formatura de uma das primeiras turmas do novo currículo da EEFD e 1980 como
ano final, pelo fato desse ano marcar o início da pós-graduação stricto sensu (no
nível de mestrado). A elaboração de tal estudo exigiu a localização, classificação,
transcrição e interpretação de fontes como o Regimento da EEFD de 1972, as atas
de Congregação e de Conselho Departamental, outros documentos oficiais e os
depoimentos de seis professores. O estudo foi divido em três capítulos: o primeiro
apresenta o programa institucional da EEFD e os concursos de ingresso dos
professores; o segundo analisa a entrada dos professores entrevistados no quadro
docente da EEFD e o último investiga o relato dos professores sobre a prática e o
processo de declínio do programa institucional. Os resultados demonstraram a
importância do programa institucional nas trajetórias pessoais, acadêmicas e
profissionais dos sujeitos investigados, destacando-se a influência na construção
de suas identidades profissionais. A capacidade que eles tiveram de criticar a
própria formação e de colocar em prática o que pretendiam na disciplina com a
qual se identificavam, expressou como esses âmbitos se misturam. Em seus
relatos, os professores ingressantes no final da década de 1970 demonstraram um
olhar crítico para o trabalho dos professores mais antigos e, com relação ao
próprio grupo, percebeu-se uma relação saudosista e permeada por um sentimento
de trabalho coletivo, como se a década de 1980 tivesse sido a prova de fogo para
todos eles.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |