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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESMISTIFICAÇÃO DO LUXO: UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES DE COMPRA DE RÉPLICAS Autor: LEONARDO SOARES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21286
Catalogação: 12/03/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21286@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21286@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21286
Resumo:
Título: DESMISTIFICAÇÃO DO LUXO: UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES DE COMPRA DE RÉPLICAS Autor: LEONARDO SOARES DA SILVA
Nº do Conteudo: 21286
Catalogação: 12/03/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21286@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21286@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21286
Resumo:
Seguindo uma tendência mundial, o consumo de produtos falsificados tem
se ampliado consideravelmente no Brasil, com relevantes consequências
econômicas e sociais. Apesar de sua característica de exclusividade, os produtos
de marcas de luxo não são imunes a esse processo. Réplicas de artigos como
bolsas e relógios de marcas historicamente inacessíveis para muitos, por exemplo,
podem ser adquiridos com facilidade no país. A desmistificação do luxo é, em
grande parte, resultado da evolução do seu significado: partindo de uma lógica
artesanal para uma visão financeira e industrial, o luxo caminhou pela
modernidade e pós-modernidade - era do consumo movido pelo simbolismo e
pela união do real e do imaginário, até, finalmente, democratizar-se através do
novo luxo, abrindo as portas para a falsificação. Nesse contexto, o presente
estudo buscou responder à seguinte pergunta: Quais valores podem ser
considerados responsáveis pela decisão de compra de bolsas falsificadas da marca
Louis Vuitton? Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, em que 15
mulheres que compraram bolsas Louis Vuitton falsificadas foram submetidas a
entrevistas em profundidade analisadas pela técnica Laddering. O resultado do
estudo sugere que, para além dos atributos do produto, avaliado como de elevada
beleza, a bolsa faz com que as mulheres sintam-se possuidoras de imponência e
status. Ao comprarem a bolsa Louis Vuitton, mesmo falsificada, as consumidoras
buscam o pertencimento e procuram elevar a autoestima, valor que atua como
principal motivador da decisão de compra.