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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA LINHA 4 DO METRÔ DE SÃO PAULO PELA METODOLOGIA DE OPÇÕES REAIS Autor: MARINA SCHUABB SALGADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14699
Catalogação: 10/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14699@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14699@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14699
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA LINHA 4 DO METRÔ DE SÃO PAULO PELA METODOLOGIA DE OPÇÕES REAIS Autor: MARINA SCHUABB SALGADO
Nº do Conteudo: 14699
Catalogação: 10/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14699@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14699@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14699
Resumo:
Devido à escassez de recursos públicos nas últimas décadas, as Parcerias
Público-Privadas têm sido cada vez mais utilizadas pelos governos como alternativa a
investimentos de infra-estrutura de grande porte. O setor de transporte abriga
excelentes oportunidades para a aplicação de tal parceria, e a correta avaliação deste
tipo de projeto é de grande interesse da sociedade como um todo. A Metodologia
Tradicional avalia as Parcerias Público-Privadas desconsiderando as flexibilidades
deste tipo de projeto. Nesta dissertação, propõe-se a avaliação por Opções Reais,
como complementação a forma tradicional de análise, introduzindo risco, incertezas e
flexibilidades ao modelo clássico, como a incerteza de tráfego e garantias contratuais.
Este modelo é aplicado ao Edital de Concorrência Internacional nº. 42325212,
referente à concessão patrocinada para a exploração e operação da Linha 4 do Metrô
de São Paulo e compara-se a avaliação pelo método de Avaliação Tradicional com o
método das Opções Reais. Os resultados indicam que a Metodologia Tradicional não
consegue incorporar as flexibilidades do projeto, enquanto que, a Teoria das Opções
Reais os incorpora, mostrando-se mais adequada para a avaliação de tal projeto.