XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A ELABORAÇÃO DE PEDIDOS EM E-MAILS EM AMBIENTE ACADÊMICO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE PL2E Autor: VANESSA FREITAS DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSA MARINA DE BRITO MEYER - ORIENTADOR
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30178
Catalogação: 01/06/2017 Liberação: 01/06/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30178@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30178@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30178
Resumo:
Título: A ELABORAÇÃO DE PEDIDOS EM E-MAILS EM AMBIENTE ACADÊMICO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE PL2E Autor: VANESSA FREITAS DA SILVA
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30178
Catalogação: 01/06/2017 Liberação: 01/06/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30178@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30178@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30178
Resumo:
Esta pesquisa consiste em uma investigação sobre o ato de fala pedido em e-mails em ambiente acadêmico. Baseando-se em conceitos da Pragmática, da Sociolinguística Interacional e do Interculturalismo, analisam-se pedidos encaminhados por estudantes brasileiros de graduação e de pós-graduação a diferentes professores. A análise preliminar dos e-mails envolve a identificação dos atos principais e a categorização dos pedidos segundo uma escala de diretividade. Em seguida, a pesquisa propõe-se a identificar as estratégias predominantes utilizadas para a elaboração de pedidos, verificar como pedidos de diferentes graus de imposição se relacionam com o grau de diretividade empregado e com elementos mitigadores para a preservação da face e investigar como as escolhas dos estudantes podem ser influenciadas por fatores culturais. Após a análise de dados, é apresentada uma proposta pedagógica com aplicabilidade em sala de aula de português para estrangeiros a fim de estimular a reflexão sobre a importância de se considerar a competência intercultural como um objetivo pedagógico. Por fim, os resultados desta pesquisa podem servir como subsídio para professores que desejem trabalhar com ato de fala pedido, conferindo especial atenção à relação entre diversidade cultural e aprendizagem de uma língua, e para futuras pesquisas que tenham como objetivo investigar se há diferenças no modo como falantes nativos e aprendizes de português fazem pedidos por meio de e-mails em ambiente acadêmico.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO |