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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ADVERGAY: UMA AÇÃO PUBLICITÁRIA NO ARMÁRIO, IN BOX OU PUBLICIDADE-MICHÊ? Autor: JORGE TADEU BORGES LEAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26997
Catalogação: 22/07/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26997
Resumo:
Título: ADVERGAY: UMA AÇÃO PUBLICITÁRIA NO ARMÁRIO, IN BOX OU PUBLICIDADE-MICHÊ? Autor: JORGE TADEU BORGES LEAL
Nº do Conteudo: 26997
Catalogação: 22/07/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26997@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26997
Resumo:
Nos últimos anos tem crescido o número de trabalhos acadêmicos e matérias jornalísticas sobre o mercado cor-de-rosa, um nicho em franco crescimento. Há uma razão de mercado impulsionando a presença e a caracterização da homossexualidade nas mensagens produzidas pelo ambiente publicitário no atual contexto brasileiro: cresce o número de produtos e serviços voltados especificamente para o público homossexual, tais como turismo, moda, lazer, gastronomia, etc. Além do aspecto comercial, o valor gay tem sido trabalhado como um diferencial em ações e mensagens dirigidas a segmentos específicos de mercado, por conferir um conceito de modernidade e atualidade às ações voltadas para as faixas de público mais jovens e/ou com níveis de escolaridade mais elevados, auxiliando na construção e manutenção de marcas e valores a elas associados. Estamos diante de uma situação em que uma suposta minoria, com direitos constitucionalmente estabelecidos, precisa ter a sua condição identitária de cidadão-consumidor legitimada e até explorada pelas construções simbólicas das mensagens produzidas no âmbito publicitário brasileiro. É importante evidenciar a tensão e os campos de forças presentes no manejo dessa operação, no exato momento de transição da mensagem publicitária e da realidade gay, ambas reterritorializadas através do ambiente em rede e das novas tecnologias da informação e da comunicação.