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Coleção Digital
Título: O ESTEREÓTIPO DA MULHER BRASILEIRA NAS PROPAGANDAS DE CERVEJA E A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DOS APRENDIZES DE PL2E Autor: FLAVIA DA SILVA PEREIRA ALBUQUERQUE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSA MARINA DE BRITO MEYER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25594
Catalogação: 18/12/2015 Liberação: 18/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25594@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25594@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25594
Resumo:
Título: O ESTEREÓTIPO DA MULHER BRASILEIRA NAS PROPAGANDAS DE CERVEJA E A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DOS APRENDIZES DE PL2E Autor: FLAVIA DA SILVA PEREIRA ALBUQUERQUE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 25594
Catalogação: 18/12/2015 Liberação: 18/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25594@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25594@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25594
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o estereótipo da
mulher-objeto na sociedade brasileira tal como este se apresenta em propagandas
televisivas de cervejas nacionais. Outros objetivos do trabalho são: demonstrar
que o amplo uso de diferentes gêneros, em especial propagandas, apresenta
vantagens significativas no ensino de PL2E (português como segunda língua ou
como língua estrangeira) e de línguas em geral; e demonstrar a utilidade dos
estereótipos como recurso de sala de aula a fim de que os mesmos não sejam
entendidos como tabu, pois os estereótipos relacionados a nossa cultura (e a todas
as demais culturas) precisam ser repensados, desconstruídos e reconstruídos com
o auxílio e orientação dos professores de línguas. Como a maior parte das
propagandas de cervejas brasileiras explora também a tendência pela Indulgência
do povo brasileiro, ou seja, os mesmos tendem a realizar seus impulsos e desejos
no que diz respeito a aproveitar a vida e divertir-se (Hofstede, Hofstede e
Minkov, 2010: 281), a teoria de Hofstede, Hofstede e Minkov (2010), mais
especificamente a sua dimensão denominada Indulgência versus Restrição é
usada para relacionar o estereótipo da mulher reforçado nas propagandas à
característica de Indulgência da sociedade brasileira. As propagandas selecionadas
para a análise se apresentam como exemplares de uma característica marcante das
propagandas deste produto em nossa cultura: o corpo da mulher é exposto de
forma a transformá-la em produto a ser consumido.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |