XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LER, OUVIR, PENSAR E ESCREVER: A FORMAÇÃO DE LEITOR/ESCRITOR EM CURSO DE PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO Autor: CLEA MOREIRA DE OLIVEIRA CRESTA DE MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12237
Catalogação: 24/09/2008 Liberação: 24/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12237@1
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12237@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12237
Resumo:
Título: LER, OUVIR, PENSAR E ESCREVER: A FORMAÇÃO DE LEITOR/ESCRITOR EM CURSO DE PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO Autor: CLEA MOREIRA DE OLIVEIRA CRESTA DE MORAES
Nº do Conteudo: 12237
Catalogação: 24/09/2008 Liberação: 24/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12237@1
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12237@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12237
Resumo:
A pesquisa intitulada Ler, pensar, ouvir escrever: formação
de leitor/escritor em pré-vestibular comunitário estuda a
aquisição do hábito de leitura e do desenvolvimento da
escrita em jovens oriundos da classe popular, que
ingressaram na Universidade depois de freqüentarem cursos
comunitários de pré-vestibular em lugar de cursos
convencionais. Os círculos de leitura ora estudados foram
oferecidos em quatro situações distintas: a primeira delas
teve caráter de círculo de leitura propriamente dito,
promovida pela Universidade; duas delas foram oferecidas
como disciplinas de cursos preparatórios; e a quarta
elaborada para desenvolver as mesmas
habilidades também na tela do computador. Estes jovens
apresentavam várias dificuldades no âmbito cognitivo que
foram, aos poucos, superadas por meio da
leitura, da prática sistêmica do ato de ler e escrever, do
ato de ouvir e pensar, resultando também na melhoria da
expressão oral e do desempenho acadêmico.
Assim, é necessário ressaltar que o objetivo deste estudo é
mostrar que os círculos de
leitura são eficientes na formação do leitor jovem e
adulto. Mais ainda, na formação
daqueles pertencentes às classes populares e
marginalizadas, com pouco ou nenhum
contato com leituras prévias, textos de boa qualidade e
monitores comprometidos que
possam formá-los e prepará-los para a educação superior.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RESUMEN E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |