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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CRIANÇAS E TELEVISÃO: UM ESTUDO DE AUDIÊNCIA INFANTIL E DE FATORES INTERVENIENTES Autor: RITA REZENDE VIEIRA P MIGLIORA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10711
Catalogação: 11/10/2007 Liberação: 11/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10711@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10711@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10711
Resumo:
Título: CRIANÇAS E TELEVISÃO: UM ESTUDO DE AUDIÊNCIA INFANTIL E DE FATORES INTERVENIENTES Autor: RITA REZENDE VIEIRA P MIGLIORA
Nº do Conteudo: 10711
Catalogação: 11/10/2007 Liberação: 11/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10711@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10711@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10711
Resumo:
Esta dissertação traça o perfil sócio-econômico das
crianças que participaram da pesquisa O que penso da tevê?
realizada pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia, e
analisa, descritivamente, o consumo cultural dessas
crianças, o tempo dedicado por elas à tevê, modos de
interação com o veículo e níveis e formas de atuação da
escola e da família como fatores intervenientes dessa
relação. Os dados que sustentam o estudo foram construídos
a partir de um questionário auto-administrável, respondido
por 718 crianças, com idades entre 8 e 12 anos, estudantes
de oito escolas públicas e três particulares dos estados
do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e foram feitas
análises de fatores e análises bivariadas. As variáveis
que foram objeto destas análises são: impacto da televisão
na vida das crianças - correlacionada ao tempo dedicado à
prática de ver tevê e às atividades que as crianças deixam
de fazer em função disso; padrão de consumo cultural das
crianças; diálogo familiar; expertise ou telefilia,
relacionada ao conhecimento que as crianças têm sobre a
televisão; relação escola/televisão e família/televisão;
nível econômico delas. Como referências teórico-
metodológicas foram utilizadas pesquisas de audiência
infantil realizadas na Inglaterra por Livingstone; na
Espanha, por Bailén e Aguaded; em Portugal, por Matos; os
estudos de Ortigão e Aguiar sobre os conceitos de Coleman
de capital econômico e social orientaram a análise e a
descrição do perfil econômico das crianças, de seu consumo
cultural e de seu diálogo familiar; a Teoria das
Multimediações, desenvolvida por Guillermo Orozco-Gomez,
orientou a análise dos dados relativos à atuação da
família e da escola na relação das crianças com a tevê. Os
resultados indicam que: 1) essas crianças têm um consumo
de televisão muito intenso no que diz respeito ao tempo -
mais de três horas diárias, todos os dias da semana - e ao
conhecimento adquirido acerca do veículo e de sua
linguagem - são experts no assunto; 2) têm clara
preferência por narrativas de ficção (telenovelas, filmes
e seriados) e sentem imenso prazer em se relacionar com
elas; 3) vêem seus programas prediletos quase sempre
acompanhadas por adultos, o que sugere presença da família
como importante fonte de mediação; 4) a escola tem
participação significativa na relação das crianças com o
conteúdo televisivo.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |