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Título: EFEITO COORTE E A ATITUDE DO CONSUMIDOR DO SETOR DE SUPERMERCADOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA GABRIELA ALONSO DECCACHE
Colaborador(es): PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - Orientador
Catalogação: 27/06/2000 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Referência [pt]: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=975@1
Referência [en]: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=975@2
Referência [es]: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=975@4
Resumo:
Diferenças nas preferências de consumo podem resultar de atributos da loja ou do estilo de atendimento prestado ao consumidor, mas também podem advir de experiências passadas ou de valores pessoais do indivíduo. A correta percepção dos efeitos que influenciam as preferências de compra traz positivas implicações para as práticas de marketing, pois um melhor conhecimento dos consumidores permite que se promova uma comunicação mais adequada ao mercado ou a segmentos deste, maximizando os resultados dos esforços de marketing. O coorte - conjunto de indivíduos que amadureceram em um mesmo ambiente, com experiências de vida semelhantes - é marcado pelas condições que prevaleceram em períodos críticos no ciclo de vida de seus membros. Através da análise de coorte é possível identificar os efeitos da pertença a um coorte nas atitudes de compra dos consumidores. Neste estudo, o método de análise de coorte é aplicado ao setor de supermercados. Desse modo, possibilitará a este setor um melhor conhecimento das atitudes de compra de seus consumidores, podendo abordá-los com maior eficácia.
Descrição Arquivo
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