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Título: CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA: UM ESTUDO SOBRE ADOLESCENTES FLUMINENSES
Autor: CINTIA MIRANDA SCELZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  BERNARDO JABLONSKI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7937
Catalogação:  17/03/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7937@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7937@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7937

Resumo:
O presente trabalho é uma investigação sobre o modo como um grupo de adolescentes moradores do estado do Rio de Janeiro pensa seu futuro no que se refere a trabalho e à vida afetiva e familiar. O estudo teve como pressuposto maior pensar o adolescente como sujeito que, na construção de seu discurso, articula suas próprias aspirações àquilo que sua cultura lhe oferece como real e que sua interação social constrói como valor. Procurou-se abordar o modo como este sujeito se percebe inserido no curso de sua vida, que papéis ele assume ou deseja assumir e como ele pensa as alternativas para as questões que lhes são colocadas no que se refere a suas escolhas presentes e futuras. A pesquisa foi realizada fazendo-se uso da perspectiva sócio-histórica, que consiste no pressuposto de que o modo como o sujeito se refere à realidade e age sobre ela é construído historicamente, em uma relação essencialmente dialética com o ambiente social. Para desenvolver este intuito, foi feita uma reflexão sobre o conceito de adolescência, sobre as concepções que organizam socialmente tal conceito e sobre elementos específicos da cultura contemporânea que tangenciam tais concepções. Desta forma, optou-se por seguir o pensamento de Richard Sennett em suas discussões sobre a dinâmica entre público e privado e sobre o problema da autoridade na contemporaneidade. A pesquisa envolveu 19 adolescentes moradores das cidades do Rio de Janeiro e de Petrópolis. Utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas e individuais, que receberam o tratamento de análise de conteúdo, a partir dos princípios de Bardin. A partir das entrevistas, observou-se que, no que se refere a seus sentimentos em relação ao futuro, os adolescentes parecem freqüentemente experimentar uma forte sensação de insegurança, especialmente no que se refere à escolha de uma profissão. Eles reagem a isso procurando promover o valor da vontade pessoal e do poder individual como supostamente capazes de derrubar todo e qualquer obstáculo, tanto no que se refere às relações afetivas quanto à profissão. Existe também um movimento de elaboração da realidade que manifesta uma necessidade de resgatar valores, relações estáveis e experiências de troca afetiva interpessoal. A partir do estudo desenvolvido, consideramos que as visões do adolescente sobre seu futuro, particularmente no que tange trabalho e família, configuram não apenas a expressão de uma determinada faixa-etária, mas a também representação de uma realidade social que fala de questões como estabilidade, confiança nas instituições e a autoridade como importantes temáticas no delineamento e consecução de projetos de vida.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
CAPÍTULO 8  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
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