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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA: UM ESTUDO SOBRE ADOLESCENTES FLUMINENSES Autor: CINTIA MIRANDA SCELZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BERNARDO JABLONSKI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7937
Catalogação: 17/03/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7937@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7937@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7937
Resumo:
Título: CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA: UM ESTUDO SOBRE ADOLESCENTES FLUMINENSES Autor: CINTIA MIRANDA SCELZA
Nº do Conteudo: 7937
Catalogação: 17/03/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7937@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7937@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7937
Resumo:
O presente trabalho é uma investigação sobre o modo como
um grupo de
adolescentes moradores do estado do Rio de Janeiro pensa
seu futuro no que se
refere a trabalho e à vida afetiva e familiar. O estudo
teve como pressuposto maior
pensar o adolescente como sujeito que, na construção de
seu discurso, articula
suas próprias aspirações àquilo que sua cultura lhe
oferece como real e que sua
interação social constrói como valor. Procurou-se abordar
o modo como este
sujeito se percebe inserido no curso de sua vida, que
papéis ele assume ou deseja
assumir e como ele pensa as alternativas para as questões
que lhes são colocadas
no que se refere a suas escolhas presentes e futuras. A
pesquisa foi realizada
fazendo-se uso da perspectiva sócio-histórica, que
consiste no pressuposto de que
o modo como o sujeito se refere à realidade e age sobre
ela é construído
historicamente, em uma relação essencialmente dialética
com o ambiente social.
Para desenvolver este intuito, foi feita uma reflexão
sobre o conceito de
adolescência, sobre as concepções que organizam
socialmente tal conceito e sobre
elementos específicos da cultura contemporânea que
tangenciam tais concepções.
Desta forma, optou-se por seguir o pensamento de Richard
Sennett em suas
discussões sobre a dinâmica entre público e privado e
sobre o problema da
autoridade na contemporaneidade. A pesquisa envolveu 19
adolescentes
moradores das cidades do Rio de Janeiro e de Petrópolis.
Utilizaram-se entrevistas
semi-estruturadas e individuais, que receberam o
tratamento de análise de
conteúdo, a partir dos princípios de Bardin. A partir das
entrevistas, observou-se
que, no que se refere a seus sentimentos em relação ao
futuro, os adolescentes
parecem freqüentemente experimentar uma forte sensação de
insegurança,
especialmente no que se refere à escolha de uma profissão.
Eles reagem a isso
procurando promover o valor da vontade pessoal e do poder
individual como supostamente capazes de derrubar todo e
qualquer obstáculo, tanto no que se
refere às relações afetivas quanto à profissão. Existe
também um movimento de
elaboração da realidade que manifesta uma necessidade de
resgatar valores,
relações estáveis e experiências de troca afetiva
interpessoal. A partir do estudo
desenvolvido, consideramos que as visões do adolescente
sobre seu futuro,
particularmente no que tange trabalho e família,
configuram não apenas a
expressão de uma determinada faixa-etária, mas a também
representação de uma
realidade social que fala de questões como estabilidade,
confiança nas instituições
e a autoridade como importantes temáticas no delineamento
e consecução de
projetos de vida.