$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: O INGLÊS VEIO ME PERSEGUINDO: POSICIONAMENTOS IDENTITÁRIOS DE ADULTOS APRENDIZES DE INGLÊS EM NARRATIVAS EMERGENTES EM ENTREVISTAS DE PESQUISA
Autor: DANILO GARRIDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48314
Catalogação:  27/05/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48314@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48314@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48314

Resumo:
O foco do estudo são entendimentos sobre questões identitárias de adultos aprendizes de inglês em narrativas emergentes em entrevistas de pesquisa na relação de coconstrução com o professor-pesquisador. O objetivo consiste em analisar discursivamente os posicionamentos identitários de três alunos de uma escola de idiomas da cidade do Rio de Janeiro. Este estudo parte de uma concepção de Linguística Aplicada voltada para a construção de inteligibilidades em contextos pedagógicos. Adota uma concepção pós-estruturalista de identidade e um modelo de narrativa com análise de posicionamentos, com interpretações da prática social de aprendizes de inglês. A pesquisa é qualitativa e interpretativa e os dados são de três entrevistas de caráter autobiográfico, transcritas, com aproximadamente trinta minutos de duração cada. Da primeira entrevista, depreende-se que a aluna entrevistada se posiciona como alguém que tem medo da língua inglesa, mas que vincula a sua realização pessoal ao domínio do idioma como forma de empoderamento. A segunda entrevista, no entanto, aponta para as ambiguidades de quem que se posiciona entre as contradições de sentir-se perseguido pela língua inglesa e a crítica do que significa, em sua opinião, saber inglês no Brasil. A terceira entrevista indica uma forte idealização da língua inglesa através da experiência de uma aprendiz que se posiciona entre o encantamento e a idealização do idioma. Sinalizamos assim para o fato de que os posicionamentos identitários de aprendizes de inglês como língua estrangeira são de grande relevância para o aprofundamento dos entendimentos a respeito do processo de ensino-aprendizagem do idioma.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui