XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE KNOWLEDGE PRODUCTION MEDIATED BY DO USE OF VIDEO Autor: MARIA FLORENTINA ALMEIDA CAMERINI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SOLANGE JOBIM E SOUZA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 3644
Catalogação: 17/06/2003 Liberação: 17/06/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3644@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3644@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3644
Resumo:
Título: THE KNOWLEDGE PRODUCTION MEDIATED BY DO USE OF VIDEO Autor: MARIA FLORENTINA ALMEIDA CAMERINI
Nº do Conteudo: 3644
Catalogação: 17/06/2003 Liberação: 17/06/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3644@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3644@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3644
Resumo:
This is a field situation study of a community group
originating from Rocinha and Vila Canoas, slums in Rio de
Janeiro, that has been meeting for more than two decades,
originally motivated by one of the assistance projects of
the Paróquia de São Conrado.
The main goal that gave support to the intended objectives
was the attempt to demonstrate the articulation between the
role of image as a technical device, its place in the
mediation of the experience with the community and the
construction of knowledge as one of its possible effects.
For this purpose, it was elected as the axis of the
conduction of the investigation, the concept of exotopy
(Bakhtin), since it indicates that the vision that the
subject has of himself is constituted by the look and the
word of the other, considering its spatial position.
Other theoretical subsidies have been taken into
consideration, in the sense of pointing out the
contribution of a critical reading of the contemporary
organization, in trying to understand the construction of
contemporary subjectivity.
Starting from a look-listening derived from the insertion
of the researcher in the field of the investigation,
dialogues between the participants of the group
have been gathered, in which it was pointed out the
modality of discourse construction in an alteritarian
context of dialogical production. At the encounter
with the situation/object of study, the idea was to give
voice to the participants, in the sense of focusing the
attention on the production and also on the possibilities
of each one to assume a critical position in relation to
the demands made by the community and in addition to build
projects that end in shared action.
From the reading of the images produced and the dialogues
obtained it was found that the image in the discourse of
the community proved to be a way of intervention in many
aspects: it brought visibility to each participant, it set
up discursivity in a critical way about each subject, about
the relational context, about the history, referred to the
existential course and the contemporary way of life, to a
dignified life and last, the hope that the video will wake
up interest and responsibility in the instances that detain
the power of decision, also affected by the content of the
discourses.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CONCLUSION | |
REFERENCES | |
ANNEX |