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Coleção Digital
Título: A PRODUÇÃO DE SABER MEDIADA PELO USO DO VÍDEO COM CLASSES POPULARES URBANAS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA FLORENTINA ALMEIDA CAMERINI
Colaborador(es): SOLANGE JOBIM E SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 3644
Catalogação: 17/06/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3644@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3644@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3644
Resumo:
Título: A PRODUÇÃO DE SABER MEDIADA PELO USO DO VÍDEO COM CLASSES POPULARES URBANAS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA FLORENTINA ALMEIDA CAMERINI
Colaborador(es): SOLANGE JOBIM E SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 3644
Catalogação: 17/06/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3644@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3644@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3644
Resumo:
Trata-se de um estudo de uma situação no campo, numa
comunidade oriunda das favelas Rocinha e Vila Canoas, que
se reúne, há mais de duas décadas, inicialmente motivada
por um dos projetos assistenciais da Paróquia de São
Conrado. A principal meta que serviu de suporte aos
objetivos pretendidos foi a tentativa de demonstrar a
articulação entre a função da imagem como dispositivo
técnico; seu lugar na mediação da experiência com a
comunidade e a construção de saber como um dos efeitos
possíveis. Para tanto, tomou-se como eixo de condução da
investigação o conceito de exotopia ( Bakhtin ), pois
ele indica que a visão que o sujeito tem de si mesmo é
constituída pelo olhar e pela palavra do outro,
considerando a posição espacial deste. Além disto, são
observados outros subsídios teóricos, no sentido de apontar
a contribuição de uma leitura crítica da organização
contemporânea, na tentativa de compreender a construção da
subjetividade atual.
Partiu-se de um olhar-escuta, decorrente da inserção do
pesquisador no campo de investigação, obtendo-se diálogos
dos participantes, nos quais era assinalada a modalidade de
construção de discursos num contexto alteritário de
produção dialógica.
No encontro com a situação-objeto de estudo, procurou-se
dar voz aos participantes, no sentido de focalizar a
atenção na produção e também nas possibilidades de cada um
se posicionar criticamente em relação às demandas da
comunidade e, além disto, construir projetos que culminem
na ação partilhada.
Da leitura empreendida nas imagens produzidas e nos
diálogos obtidos, constatouse que a imagem, no discurso da
comunidade, mostrou ser, estrategicamente, uma modalidade
de intervenção em vários aspectos: conferiu visibilidade a
cada participante; instaurou discursividade de modo crítico
sobre o sujeito, sobre o contexto relacional, sobre a
história, referida ao percurso existencial e ao modus
vivendi atual, a uma vida digna e, enfim, à esperança de o
vídeo despertar interesse e responsabilidade em outras
instâncias, que têm poder de resolução, também afetadas
pelos conteúdos de seus discursos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
ANEXOS |