$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A PRODUÇÃO DE SABER MEDIADA PELO USO DO VÍDEO COM CLASSES POPULARES URBANAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA FLORENTINA ALMEIDA CAMERINI

Colaborador(es):  SOLANGE JOBIM E SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 3644
Catalogação:  17/06/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3644@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3644@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3644

Resumo:
Trata-se de um estudo de uma situação no campo, numa comunidade oriunda das favelas Rocinha e Vila Canoas, que se reúne, há mais de duas décadas, inicialmente motivada por um dos projetos assistenciais da Paróquia de São Conrado. A principal meta que serviu de suporte aos objetivos pretendidos foi a tentativa de demonstrar a articulação entre a função da imagem como dispositivo técnico; seu lugar na mediação da experiência com a comunidade e a construção de saber como um dos efeitos possíveis. Para tanto, tomou-se como eixo de condução da investigação o conceito de exotopia ( Bakhtin ), pois ele indica que a visão que o sujeito tem de si mesmo é constituída pelo olhar e pela palavra do outro, considerando a posição espacial deste. Além disto, são observados outros subsídios teóricos, no sentido de apontar a contribuição de uma leitura crítica da organização contemporânea, na tentativa de compreender a construção da subjetividade atual. Partiu-se de um olhar-escuta, decorrente da inserção do pesquisador no campo de investigação, obtendo-se diálogos dos participantes, nos quais era assinalada a modalidade de construção de discursos num contexto alteritário de produção dialógica. No encontro com a situação-objeto de estudo, procurou-se dar voz aos participantes, no sentido de focalizar a atenção na produção e também nas possibilidades de cada um se posicionar criticamente em relação às demandas da comunidade e, além disto, construir projetos que culminem na ação partilhada. Da leitura empreendida nas imagens produzidas e nos diálogos obtidos, constatouse que a imagem, no discurso da comunidade, mostrou ser, estrategicamente, uma modalidade de intervenção em vários aspectos: conferiu visibilidade a cada participante; instaurou discursividade de modo crítico sobre o sujeito, sobre o contexto relacional, sobre a história, referida ao percurso existencial e ao modus vivendi atual, a uma vida digna e, enfim, à esperança de o vídeo despertar interesse e responsabilidade em outras instâncias, que têm poder de resolução, também afetadas pelos conteúdos de seus discursos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui