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Título: SHOPPING ALÉM DAS COMPRAS: UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE SHOPPING CENTERS PELA CLASSE C NO RIO DE JANEIRO
Autor: SAMANTHA PONS SZTANCSA SENNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27297
Catalogação:  06/09/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27297@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27297@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27297

Resumo:
Esta dissertação buscou contribuir para análise de como os consumidores da classe C consomem shopping centers. Para alcançar tal objetivo, primeiramente foi revisada a literatura sobre Consumer Culture Theory para proporcionar um contexto relativo à análise, depois estudou-se o consumo no segmento de baixa renda, especificamente o conceito de Nova Classe Média (classe C), segundo Neri (2008), e suas implicações para o comportamento do consumidor. Adicionalmente, buscou-se entender na literatura a questão sobre o comportamento dos consumidores da baixa renda, especificamente da classe C, com relação aos shopping centers. Foram conduzidas 22 entrevistas em profundidade com entrevistados em quatro shopping centers da região metropolitana do Rio de Janeiro, todos tendo como público principal consumidores de baixa renda. Na análise dos dados, foram estudadas as entrevistas de membros da classe C, sendo codificadas utilizando o programa Atlas-ti. Os temas e descrições foram relacionados com a teoria fundamentada para, então, se chegar a interpretações dos significados dos mesmos. Os principais achados foram: é mais importante frequentar o shopping para os entrevistados que a compra no shopping; apesar da preferência pelo ambiente do shopping, os entrevistados demonstraram maior intenção de compra nos ambientes varejistas de rua; a internet influenciou mudanças no comportamento dos consumidores da classe C em relação aos shopping centers; e mesmo tendo a expectativa de não reduzir a frequência de idas ao shopping devido à redução de renda, os consumidores da classe C acabaram frequentando menos os shopping após uma redução de renda.

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